Catar afirma que esforços de mediação entre Israel e o Hamas estão 'estagnados'
O Catar manifestou sua frustração com a falta de progresso nas negociações de cessar-fogo entre Israel e Hamas
247 - O Catar manifestou sua frustração com a falta de progresso nas negociações de cessar-fogo entre Israel e Hamas, especialmente após o fracasso das últimas tentativas em outubro. Segundo informações do Financial Times, o Ministério das Relações Exteriores do Catar revelou que comunicou tanto a Israel quanto ao Hamas, há cerca de dez dias, que “pararia seus esforços” se as partes não chegassem a um acordo durante essa última rodada de diálogos. A posição catariana reflete um longo histórico de tentativas de mediação por parte de Doha, muitas vezes criticadas e pressionadas por Israel, particularmente por figuras como o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Apesar das dificuldades, o Catar tem se mantido ativo, colaborando com os Estados Unidos e o Egito para buscar um entendimento entre os envolvidos. Contudo, a crescente resistência por parte do governo israelense e o desgaste nas negociações estão causando descontentamento em Doha. Em setembro, o governo catariano acusou Netanyahu de manter uma postura de conflito “baseada em uma tentativa de falsificar fatos e enganar a opinião pública mundial repetindo mentiras” que, segundo o Catar, “levariam ao fim dos esforços de paz”.
Essa declaração de insatisfação de Doha ocorre após um comentário de uma fonte do governo norte-americano ao Financial Times, afirmando que Washington considera “não mais viável ou aceitável” a presença do Hamas no Catar. A afirmação, impulsionada por um relatório da mídia israelense, levanta questões sobre o impacto da pressão externa nas relações entre Doha e o grupo palestino, que mantém um escritório na capital catariana desde 2012.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: