TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Catar relata progresso nas negociações de cessar-fogo, diz mídia israelense

    O Catar expressou otimismo em relação às negociações de cessar-fogo entre o Hamas e Israel

    Bandeiras do Hamas (verde), de Israel e Benjamin Netanyahu (Foto: Reuters)

    247 - A emissora pública israelense Kan relatou na sexta-feira (10) à noite que o Catar havia enviado uma mensagem altamente positiva à ocupação israelense sobre a intenção do Hamas de avançar nas negociações.

    De acordo com a reportagem, a mensagem se concentrou na lista de prisioneiros israelenses que permaneceram vivos em Gaza. Após essa comunicação, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu realizou uma reunião telefônica urgente com um grupo seleto de ministros e membros da equipe de negociação.

    As autoridades americanas envolvidas nas negociações de troca de prisioneiros disseram à TV Kan: "A essência das discussões gira em torno da transição da primeira fase para a segunda fase, com uma compreensão da necessidade de vincular ambas as fases para alcançar o acordo."

    Enquanto isso, o Canal 12 citou fontes expressando otimismo dentro do establishment militar e de segurança israelense sobre a possibilidade de chegar a um acordo de troca de prisioneiros.

    Uma pesquisa publicada na sexta-feira pelo jornal israelense Maariv revelou que 88% dos entrevistados apoiam um acordo para trazer de volta os prisioneiros mantidos em Gaza. Destes, 52% são a favor de um acordo de troca abrangente, enquanto 36% apoiam um acordo parcial.

    Em dezembro, um alto funcionário palestino informou ao site libanês Al Mayadeen que as reuniões em Doha, Catar, incluindo os Estados Unidos, Israel e mediadores egípcios e catarianos, se concentram em resolver o impasse que impede as negociações para um possível cessar-fogo em Gaza

    De acordo com o funcionário, um progresso significativo foi testemunhado nas negociações. Ele acrescentou que a ocupação israelense concentrou suas demandas no retorno de 34 prisioneiros que ainda estavam em Gaza, ao mesmo tempo em que expressou sua disposição de se retirar de áreas densamente povoadas na faixa.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados