Chanceler da Venezuela vê com otimismo possibilidade de integração ao Brics
Iván Gil participou de reunião preparatória da cúpula na Rússia
Sputnik - O chanceler da Venezuela, Yván Gil, afirmou nesta terça-feira (11) que os membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) veem seu país como um "ator confiável" que segue as normas internacionais.
"Posso transmitir a vocês que há um grande reconhecimento do povo da Venezuela como um ator confiável, como um ator seguro, como um ator que se apega ao princípio do direito internacional," disse o funcionário durante um contato telefônico com o presidente Nicolás Maduro, transmitido pelo canal estatal Venezolana de Televisión.
Gil participou da reunião ministerial do bloco, realizada na terça-feira na cidade russa de Nizhni Nóvgorod. No encontro, o diplomata reiterou o desejo de seu país de se juntar ao bloco e acrescentou que a Venezuela espera contribuir com seus recursos naturais para o impulso de projetos comuns para o desenvolvimento econômico.
A Venezuela espera poder se unir ao Brics como membro pleno ainda este ano, na cúpula que será realizada em outubro na Rússia. A Rússia assumiu em 1º de janeiro a presidência rotativa do Brics para 2024, ano que começou com a admissão de novos membros.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: