Chefe de Direitos Humanos da ONU alerta para possibilidade de Israel usar a fome como 'método de guerra' em Gaza
O alto comissário da ONU apelou para que a fome iminente projetada no enclave fosse evitada
Sputnik - Israel poderia usar a fome como um "método de guerra" na Faixa de Gaza, ao obstruir a entrada da assistência humanitária no território, disse na terça-feira (19) o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk.
A fome agora está iminente no norte de Gaza devido às hostilidades atuais e ajuda humanitária limitada, e pode ocorrer a qualquer momento entre os meses de março e maio, de acordo com um relatório da iniciativa Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar (IPC) da ONU, publicado nesta segunda-feira (18).
"O bloqueio de 16 anos de Israel a Gaza já teve um impacto severo sobre os direitos humanos da população civil, deixando a economia local devastada e criando uma dependência da ajuda. A extensão das restrições contínuas de Israel à entrada de ajuda em Gaza, juntamente com a maneira como continua a conduzir hostilidades, pode equivaler ao uso da fome como método de guerra, que é um crime de guerra", disse Turk em um comunicado.
O alto comissário da ONU apelou para que a fome iminente projetada no enclave fosse evitada.
"A situação de fome, inanição e fome extrema é resultado das extensas restrições de Israel à entrada e distribuição de ajuda humanitária e bens comerciais, deslocação da maioria da população, bem como a destruição de infraestruturas civis cruciais", ressalta a nota.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: