China comemora 75º aniversário de sua revolução: “um marco e prelúdio na modernização do país”, diz editorial do Global Times
A vitória da Revolução da Nova Democracia completa 75 em 1º de Outubro
Global Times - Celebraremos o 75º aniversário da fundação da República Popular da China (RPC) em 1º de outubro. Este é outro ano importante para aprofundar de forma abrangente a reforma, um ano-chave para concretizar as metas e tarefas do 14º Plano Quinquenal para o período de 2021-25, o 70º aniversário do Congresso Nacional do Povo e o 75º aniversário da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês. Juntas, essas marcas de tempo atribuem ainda mais significado rico ao ano de 2024. Parados neste ponto histórico e olhando para trás, podemos ver como a RPC deu um grande salto de se levantar e crescer próspera para se tornar forte em meio a constantes lutas e dificuldades, provando a viabilidade e superioridade do caminho chinês para a modernização com fatos eloquentes.
Para cada chinês, o orgulho de maior abundância material e espiritual trazida pela modernização chinesa é muito vívido e animado, e o curso glorioso de 75 anos é um todo grandioso e tão concreto quanto cada detalhe do desenvolvimento do país, refletindo em todos os aspectos da vida das pessoas. Aderir à modernização chinesa centrada nas pessoas tem melhorado continuamente o senso de ganho, felicidade e segurança das pessoas. O PIB da China continuou a crescer e, em 2023, era 223 vezes maior do que em 1952, calculando a preço constante, com uma taxa média de crescimento anual de 7,9%. O PIB per capita da China aumentou significativamente e a força nacional abrangente do país cresceu para a posição mais alta do mundo. A China obteve uma vitória abrangente na batalha contra a pobreza e fez contribuições notáveis para o alívio global da pobreza. A expectativa de vida média da China aumentou significativamente, e os sistemas de serviços públicos, como educação, assistência médica e previdência social, foram melhorados. Os frutos da modernização chinesa foram efetivamente transformados em uma qualidade de vida visível e tangível para as pessoas comuns.
Promover a modernização chinesa é um empreendimento pioneiro que nunca foi feito antes. Como o Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Xi Jinping, destacou: "Nossa modernização é a mais desafiadora e a maior." No início da Primeira Revolução Industrial, a população do Reino Unido era inferior a 6 milhões, enquanto durante a Segunda Revolução Industrial, a população dos EUA era inferior a 80 milhões. Em 2019, a população total de países e regiões que atingiram a modernização ao redor do mundo era inferior a 1 bilhão.
Para mais de 1,4 bilhão de pessoas na China, entrar coletivamente em uma sociedade modernizada é uma escala maior do que a população combinada de todos os países desenvolvidos, e isso remodelará completamente o mapa mundial da modernização. É um evento significativo na história humana com um impacto de longo alcance. Alguns jovens dizem: "Temos muita sorte de nascer na China", o que reflete sua consciência e orgulho em fazer parte do processo de modernização chinesa.
A modernização chinesa mudou não apenas a China, mas também o mundo inteiro. Relatórios da ONU mostram que houve um progresso significativo na redução da pobreza global nas últimas décadas, e isso se deve principalmente às contribuições da China. Medido pelo padrão de pobreza extrema do Banco Mundial de US$ 1,90 por pessoa por dia, a China reduziu sua população pobre em cerca de 800 milhões nos últimos 40 anos, respondendo por quase 75% da redução da pobreza global durante esse período. Em 2021, a China anunciou que os últimos 98,99 milhões de moradores rurais empobrecidos que viviam sob o padrão atual foram todos retirados da pobreza e que a China havia trazido uma resolução histórica para o problema da pobreza absoluta, completando a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. Desde o 18º Congresso Nacional do PCC, a economia da China deu saltos históricos, contribuindo com mais de 30% para o crescimento econômico global em média. Ao construir novos sistemas de uma economia aberta de padrão mais alto, a China se tornou um importante parceiro comercial para mais de 140 países e regiões, fornecendo estabilidade e elementos construtivos para a paz global.
No contexto da civilização humana, 75 anos é apenas um breve momento, mas impactou profundamente os padrões de desenvolvimento global e o curso da história mundial. A China quebrou o mito de que "modernização é igual a ocidentalização", apresentando uma visão alternativa de modernização e expandindo os caminhos para os países em desenvolvimento alcançarem a modernização. Isso ofereceu uma solução chinesa para a busca da humanidade por melhores sistemas sociais.
Durante a Cúpula de 2024 do Fórum sobre Cooperação China-África realizada em Pequim, a BBC publicou um artigo explorando a questão: Como a China ganhou o apoio dos países africanos sem "pregar" para eles? O fato é que a China não depende de forças externas ou copia cegamente modelos estrangeiros; em vez disso, ela segue leis gerais de modernização enquanto explora independentemente um caminho de modernização com características chinesas, que naturalmente une países do "Sul Global". Contribuir significativamente para o progresso da civilização humana reflete a ampla visão global da China.
Xi destacou: "Em que confiamos para unir ainda mais nossos corações e mentes na nova jornada? É a modernização chinesa." O 75º aniversário da fundação da RPC é um marco na jornada de modernização chinesa e um prelúdio para novas conquistas e esforços históricos. O povo chinês não descansará sobre os louros nem sucumbirá à pressão externa e estagnará. É tanto a determinação e o objetivo do partido governante quanto o entendimento e a ação comuns do povo de todos os grupos étnicos na China para avançar a modernização da China - um grande empreendimento sem precedentes na história humana e para atuar como firmes praticantes e realizadores da modernização chinesa.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: