China destaca ascensão do Sul Global e impacto na ordem internacional
A expansão do Sul Global no Brics e as importantes reuniões multilaterais no Peru e no Brasil demonstraram o peso crescente dos países do Sul Global
Prensa Latina - O Ministério das Relações Exteriores da China opinou nesta terça-feira (31) que a ascensão do Sul Global e seu impacto no cenário internacional são um claro reflexo das mudanças globais.
A porta-voz Mao Ning citou o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, dizendo que este fenômeno representa um marco notável na evolução da ordem mundial.
A porta-voz lembrou que este ano a expansão do bloco do grupo Brics e as importantes reuniões multilaterais no Peru e no Brasil demonstraram o peso crescente dos países do Sul Global.
“No último ano, a cooperação no âmbito dos Brics teve um bom começo e novos formatos de colaboração, como a “Organização de Cooperação de Xangai+” e a participação da União Africana no G20, surgiram como sinais de uma cooperação mais robusta e maior influência global dessas nações”, disse ele.
Segundo o porta-voz, a China, como membro chave do Sul Global, manteve um firme compromisso com a unidade e o fortalecimento deste bloco.
Mao Ning recordou a iniciativa proposta pelo Presidente Xi Jinping para uma cooperação aberta, inclusiva e colaborativa, que destaca oito medidas para apoiar os laços entre estes países.
O líder chinês também apelou às nações do Sul Global para que desempenhem um papel fundamental como forças estabilizadoras para a paz, pilares do desenvolvimento aberto, agentes construtivos na governação global e promotores do intercâmbio cultural e civilizacional, disse o porta-voz.
Segundo a porta-voz, Pequim continuará a praticar o multilateralismo genuíno e a trabalhar para defender os interesses comuns dos países em desenvolvimento.
Além disso, defenderá o fortalecimento adicional do Sul Global e a união de forças para promover o progresso humano e contribuir para o processo de transformação global.
Na opinião da China, o Sul Global tem uma necessidade urgente de prosseguir a paz, o desenvolvimento e a cooperação.
A colaboração e o intercâmbio com outros países em desenvolvimento constituem um pilar fundamental da política externa do gigante asiático.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: