China inicia teste no mar do seu terceiro porta-aviões
O Fujian aumentará significativamente as capacidades navais das forças armadas chinesas
Global Times - A China iniciou na quarta-feira (1) testes no mar com seu terceiro porta-aviões, o Fujian. Especialistas afirmaram que o Fujian pode ser comparado com os porta-aviões mais avançados do mundo e pode, sem dúvida, representar o nível mais alto de porta-aviões movidos convencionalmente.
O porta-aviões Fujian partiu para sua primeira viagem de teste de um cais no Estaleiro Jiangnan em Xangai na quarta-feira de manhã, relatou a Agência de Notícias Xinhua.
A Televisão Central da China transmitiu ao vivo imagens do Fujian deixando o estaleiro nas redes sociais.
A confirmação oficial da viagem inaugural do Fujian veio depois que a administração de segurança marítima da China emitiu na terça-feira dois avisos de restrição de navegação, um afirmando que um grande navio sairia do estuário do rio Yangtzé na quarta-feira, e outro afirmando que atividades militares seriam iniciadas em uma área no Mar da China Oriental de quarta-feira até 9 de maio, o que os observadores disseram indicar que a viagem inaugural do Fujian provavelmente durará até 9 de maio.
Com base no progresso do programa de construção do porta-aviões, o teste no mar se concentrará principalmente na confiabilidade e estabilidade dos subsistemas do Fujian, incluindo propulsão e energia, disse a Xinhua.
A primeira sessão de teste no mar de um porta-aviões geralmente testa as funções básicas do navio, disse um especialista militar chinês que pediu anonimato ao Global Times na quarta-feira.
Nos próximos meses, o porta-aviões realizará várias sessões de testes no mar e testará componentes operacionais mais complicados, incluindo compatibilidade eletromagnética, sistemas de armas, bem como decolagens e pousos de aeronaves, disse o especialista.
O Fujian aumentará significativamente as capacidades da Marinha do PLA e contribuirá para a defesa da soberania nacional, integridade territorial e interesses de desenvolvimento da China em meio ao ambiente de segurança deteriorado que a China enfrenta, disseram os observadores.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: