China insta Talibã a ser mais responsivo às expectativas da comunidade internacional
Enviado chinês ao Afeganistão ofereceu diálogos mais intensos ao Talibã durante uma cúpula em Kazan
247 - A China está oferecendo intensificar o diálogo bilateral com o Talibã, visando a estabilidade do Afeganistão, disse nesta sexta-feira (29) o Enviado Especial Chinês para o Afeganistão, Yue Xiaoyong.
"Oferecemos continuar a intensificar o diálogo e a nossa cooperação. Construir um governo inclusivo que compreenda forças moderadas e razoáveis é uma condição necessária para que o Afeganistão possa garantir paz e estabilidade", disse Yue em um cúpula sobre o Afeganistão sediada pela cidade russa de Kazan, conforme a agência Sputnik.
Nesse sentido, o enviado chinês disse que a chave para a estabilidade e recuperação do país liderado pelo Talibã está em "criar cooperação regional internacional livre de interferência estrangeira nos assuntos internos do Afeganistão". Yue também instou o governo incumbente de Cabul a ser mais responsivo às expectativas impostas a ele pelo povo afegão e pela comunidade internacional.
A Rússia tem sido anfitriã de cúpulas sobre reconciliação afegã desde abril de 2017 no que é conhecido como o formato Moscou envolvendo representantes da Rússia, Afeganistão, Paquistão, China, Irã, Índia, Cazaquistão, Tajiquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Turquemenistão. Kazan está agora sediando a quinta cúpula desse tipo. O Afeganistão é representado por uma delegação do Talibã liderada pelo ministro das Relações Exteriores em exercício, Amir Khan Muttaqi.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: