China planeja realizar pouso lunar tripulado até 2030, anuncia agência espacial
O pouso lunar tripulado da China impulsionará o avanço da tecnologia espacial tripulada da Terra em direção ao espaço profundo
247 - A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês) anunciou em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (28) que a China planeja realizar um pouso lunar tripulado até 2030, informa a agência Xinhua.
Lin Xiqiang, vice-diretor da CMSA, declarou durante a conferência que a China recentemente deu início à fase de pouso lunar de seu programa de exploração lunar tripulada. O objetivo geral é realizar o primeiro pouso tripulado da China na Lua até 2030, além de conduzir exploração científica lunar e experimentos tecnológicos relacionados.
Lin também mencionou que esse objetivo envolve dominar tecnologias-chave, como viagem de ida e volta tripulada entre a Terra e a Lua, permanência de curto prazo na superfície lunar, exploração conjunta entre humanos e robôs, execução de múltiplas tarefas de pouso, itinerância, coleta de amostras, pesquisa e retorno, além de desenvolver capacidades independentes de exploração lunar tripulada.
O pouso lunar tripulado da China impulsionará o avanço da tecnologia espacial tripulada da Terra em direção ao espaço profundo, aprofundará nosso entendimento sobre a origem e evolução da Lua e do sistema solar, e contribuirá com a sabedoria chinesa para o desenvolvimento da ciência lunar.
A CMSA tem realizado pesquisas e desenvolvimento para alcançar essa meta, com base em pesquisas preliminares de tecnologia-chave e demonstrações do programa. Isso inclui o desenvolvimento do novo veículo de lançamento tripulado Long March-10, a espaçonave tripulada de nova geração, o módulo lunar e os trajes de pouso lunar. Além disso, a agência está construindo e testando um novo local de lançamento, instalações e equipamentos.
Lin afirmou que a CMSA em breve fará anúncios para solicitar propostas de cargas científicas, bem como para receber sugestões de nomes para a espaçonave tripulada e o módulo lunar de nova geração.
Após a coletiva de imprensa, a CMSA divulgou que estará solicitando propostas para o primeiro rover lunar tripulado do país, que será operado por dois astronautas. O projeto atual da missão indica que o rover lunar tripulado terá funções como condução e controle tripulado, movimentação na superfície lunar, suporte de posicionamento e assistência de segurança, fornecendo aos astronautas recursos para movimento, comunicação, exploração e muito mais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: