TV 247 logo
    HOME > Mundo

    China realiza exercícios militares em torno da ilha de Taiwan para punir forças separatistas

    Projetados para cercar a ilha de Taiwan tanto do leste quanto do oeste, os exercícios demonstram capacidade de ataque

    China realiza exercícios militares no estreito de Taiwan (Foto: Mídia chinesa)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Global Times - Na manhã desta quinta-feira, (23), o Exército de Libertação Popular da China (ELP) iniciou um exercício militar em torno da ilha de Taiwan, com o objetivo de punir as forças separatistas da "independência de Taiwan" e enviar um aviso a forças externas beligerantes após o discurso de posse separatista do líder regional de Taiwan, Lai Ching-te, em 20 de maio.

    Projetados para cercar a ilha de Taiwan tanto do leste quanto do oeste, os exercícios demonstram a capacidade de ataque do PLA em todas as direções da ilha sem pontos cegos, formando uma situação em que a ilha é imobilizada de ambos os lados, segundo especialistas.

    O Comando do Teatro Oriental do ELP iniciou exercícios militares conjuntos em torno da ilha de Taiwan às 7h45 (horário da China) da manhã de quinta-feira, conforme divulgado em um comunicado de imprensa do comando no início do dia.

    Os exercícios estão sendo realizados no Estreito de Taiwan, ao norte, sul e leste da ilha de Taiwan, bem como nas áreas ao redor das ilhas de Kinmen, Matsu, Wuqiu e Dongyin, informou o comando, anexando um mapa que mostra nove zonas de exercício ao redor da ilha de Taiwan.

    O Capitão Sênior Li Xi, porta-voz do Comando do Teatro Oriental do PLA, disse que os serviços militares, incluindo o exército, marinha, força aérea e força de foguetes do comando, estão sendo organizados para realizar os exercícios conjuntos, codinome Joint Sword-2024A, de quinta-feira a sexta-feira.

    Os exercícios focam em patrulhas conjuntas de prontidão de combate marítimo-aéreo, apreensão conjunta de controle abrangente de campo de batalha e ataques de precisão conjunta a alvos chave, disse Li, acrescentando que os exercícios envolvem a patrulha de navios e aviões que se aproximam de áreas ao redor da ilha de Taiwan e operações integradas dentro e fora da cadeia de ilhas para testar as reais capacidades de combate conjunto das forças do comando.

    Li disse que os exercícios também servem como uma forte punição para os atos separatistas das forças de "independência de Taiwan" e um severo aviso contra a interferência e provocação de forças externas.

    Os exercícios do ELP ocorreram após Lai, o novo líder regional da ilha de Taiwan, fazer um discurso inaugural na segunda-feira no qual aderiu teimosamente à "independência de Taiwan", propagou em voz alta a falácia da secessão, incitou confrontos e antagonismo no Estreito de Taiwan e pretende "depender de forças externas para buscar a 'independência'" e "buscar a 'independência' pela força".

    Desde a visita provocativa da então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan em agosto de 2022, o PLA organizou várias rodadas de exercícios em grande escala como contramedidas às provocações dos separatistas de "independência de Taiwan" e suas colusões com forças externas, além de realizar patrulhas e exercícios de treinamento regulares na região.

    Enquanto isso, além dos exercícios do ELP, a guarda costeira da Província de Fujian, no leste da China, lançou na quinta-feira um exercício abrangente de aplicação da lei nas águas ao redor das ilhas de Wuqiu e Dongyin, com o objetivo de testar suas capacidades de patrulha conjunta, reação rápida e resposta a emergências, disse Gan Yu, porta-voz da Guarda Costeira da China, na quinta-feira em um comunicado de imprensa.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: