China sustenta candidatura palestina ao Conselho de Segurança da ONU e exorta EUA a facilitarem o processo
Assembleia Geral da ONU adotou a resolução que reconhece a Palestina como qualificada para se juntar à organização mundial
(Sputnik) - Pequim é a favor de que o Conselho de Segurança da ONU reconsidere a plena adesão da Palestina às Nações Unidas e insta os EUA a não bloquearem esse processo, disse o embaixador chinês na ONU, Fu Cong, na sexta-feira.
“A China apoia a reconsideração precoce pelo Conselho de Segurança da aplicação do Estado da Palestina, conforme mandatado pela resolução da AG, e espera que o país relevante não crie mais atrasos ou obstáculos,” disse Fu no salão da Assembleia Geral da ONU.
Mais cedo no mesmo dia, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução que reconhece a Palestina como qualificada para se juntar à organização mundial em uma votação de 143-9 com 25 abstenções, tendo mais direitos incorporados dentro de seu status de membros como um "Estado Observador Permanente."
Em abril, os Estados Unidos vetaram uma resolução argelina no Conselho de Segurança da ONU recomendando que a Assembleia Geral admitisse a Palestina na ONU. O Reino Unido e a Suíça se abstiveram. Os demais membros do Conselho de Segurança da ONU votaram a favor.
A Palestina possui status de observador permanente na ONU desde 2012, enquanto Israel é membro pleno da organização desde 1948.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: