TV 247 logo
    HOME > Mundo

    CIA faz campanha para recrutar espiões russos e transformá-los em agentes duplos

    A Agência Central de Inteligência tenta convencer os alvos com acusações contra o governo russo

    Vídeo divulgado pela CIA (Foto: Reprodução/X/@CIA)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Os Estados Unidos estão adotando uma abordagem escancarada para obter informações sobre os planos do governo russo, buscando converter espiões dos órgãos de inteligência da Rússia em agentes duplos, segundo o g1. Esta tática vem à luz de uma série de vídeos divulgados pela Agência Central de Inteligência (CIA), em russo, como parte de uma campanha para incentivar os espiões russos a compartilharem segredos com os americanos. A divulgação desses vídeos ocorreu entre setembro de 2023 e janeiro deste ano. 

    A rivalidade entre Estados Unidos e Rússia é histórica, remontando à Guerra Fria, período que moldou a geopolítica mundial do século XX. Ambos os países são potências militares de destaque, detendo alguns dos maiores arsenais nucleares e gastando significativamente em defesa, de acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS).

    Um dos vídeos divulgados pela CIA apresenta um narrador que tenta convencer os espectadores russos, potenciais fontes de inteligência, sobre a corrupção na elite russa e as supostas deficiências nas forças armadas do país. O vídeo conta com depoimentos de um indivíduo que se apresenta como patriota russo e expressa descontentamento com a situação do país, destacando a disparidade entre a elite governante e a população.

    O diretor da CIA, William Burns, afirmou em um artigo na revista Foreign Affairs que um suposto descontentamento interno na Rússia, especialmente em relação à guerra na Ucrânia, “está criando uma oportunidade única para a CIA, que só ocorre uma vez a cada geração”, para a agência recrutar novos informantes. Burns enfatizou que a CIA tem aproveitado essa oportunidade, convertendo espiões russos em agentes duplos com sucesso.

    Em resposta às alegações da CIA, o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, adotou um tom de deboche, sugerindo que a agência estava perdendo tempo ao usar a rede social X, proibida na Rússia, para tentar recrutar espiões. Autoridades da CIA relatam que a estratégia tem sido eficaz, com um número crescente de russos buscando contato com a agência. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: