Começa campanha eleitoral no Reino Unido
O conservador Rishi Sunak e o trabalhista Keir Starmer iniciam campanha eleitoral acirrada
Reuters - O Primeiro-Ministro britânico Rishi Sunak e seu rival do Partido Trabalhista, Keir Starmer, iniciam suas campanhas eleitorais de forma intensa nesta quinta-feira (23), um dia após Sunak surpreender a nação ao convocar uma eleição para 4 de julho.
Sunak, cujo Partido Conservador está atrás do Partido Trabalhista por cerca de 20 pontos percentuais nas pesquisas de opinião, encerrou meses de especulação sobre uma eleição em outubro ou novembro e, em vez disso, usou um discurso sob chuva para o eleitorado para dar início ao que provavelmente serão seis semanas de campanha frenética.
Espera-se que ambos os líderes partidários assumam a iniciativa inicial ao se encontrarem com eleitores e transmitirem as mensagens que esperam ganhar cadeiras suficientes no parlamento para formar um governo majoritário em 5 de julho.
Em jogo está o controle da sexta maior economia do mundo, que tem enfrentado anos de baixo crescimento e alta inflação, ainda lutando para fazer sucesso com a decisão de 2016 de sair da União Europeia e se recuperando lentamente dos choques duplos da covid-19 e do aumento dos preços de energia causado pela guerra na Ucrânia.
Esse cenário torna a economia um dos campos de batalha eleitorais mais importantes.
Sunak, de 44 anos, anunciou a eleição no dia em que a inflação voltou a ficar próxima do alvo, e sua mensagem inicial aos eleitores foi de que seu plano para a economia está funcionando, e só ele pode transformar essa estabilidade em uma recuperação que beneficie a todos.
"Em quem você confia para transformar essa base em um futuro seguro para você, sua família e nosso país?" ele disse em um comício na noite de quarta-feira, retratando o Partido Trabalhista como um partido sem um plano.
"Estamos trabalhando por uma Grã-Bretanha onde tenhamos confiança renovada em nós mesmos e em nossas comunidades. Um país onde o trabalho árduo será recompensado de forma justa e onde as oportunidades desfrutadas pelas gerações anteriores estarão disponíveis para as futuras."
Starmer, um ex-advogado de 61 anos que trouxe a política do Partido Trabalhista de volta ao centro após um período de liderança de esquerda eleitoralmente malsucedida, apresentou seu partido como aquele que trará mudança para um eleitorado descontente.
"O Partido Trabalhista acabará com o caos, virará a página e recuperará o futuro da Grã-Bretanha", disse ele em uma mensagem de campanha inicial aos membros do partido, descrevendo a eleição como "a luta de nossas vidas".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: