Comissão Europeia planeja abrir negociações sobre a adesão da Ucrânia à UE este mês
Segundo o relatório, a Comissão Europeia quer mostrar apoio à Ucrânia dessa forma antes do início da presidência húngara da UE
TASS - A Comissão Europeia pretende recomendar o início de negociações com a Ucrânia sobre sua adesão à União Europeia ainda este mês, informou o Financial Times, citando fontes.
De acordo com essas fontes, a Comissão Europeia quer mostrar apoio à Ucrânia dessa forma antes do início da presidência húngara da UE. Nesta sexta-feira (7), a Comissão Europeia anunciará que a Ucrânia agora atende aos critérios necessários para se juntar ao bloco, incluindo medidas anticorrupção, restrições ao lobby político, regras de declaração de bens para servidores públicos e proteção das línguas usadas por minorias nacionais, disseram as fontes.
O jornal informou que a adesão da Moldávia à UE também será discutida na sexta-feira. Ao mesmo tempo, a UE não abordará a questão da adesão da Geórgia devido à lei de agentes estrangeiros adotada pelo país, que tem sido repetidamente criticada pelos países europeus.
Segundo fontes do jornal, Bruxelas espera realizar a primeira rodada de negociações em 25 de junho, antes da presidência húngara, temendo objeções de seu lado. Um diplomata sênior da UE disse ao Financial Times que Budapeste estava preocupada com a violação dos direitos não apenas dos húngaros, mas também de outras minorias na Ucrânia. Isso inclui a recusa em usar línguas não ucranianas, o que não está de acordo com as condições oficiais da Comissão Europeia. Um porta-voz do governo húngaro ainda não comentou essa informação ao jornal.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: