TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Comunicação estratégica China-EUA é 'sincera, substancial e construtiva' diz chanceler chinês

    Wang Yi e Sullivan conversam sobre a realização de nova rodada de interação entre os presidentes dos dois países em um futuro próximo

    Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan (Foto: Twitter / Reprodução @SpokespersonCHN)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Global Times - O principal diplomata da China, Wang Yi, realizou uma nova rodada de comunicação estratégica China-EUA franca, substancial e construtiva com o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, em Pequim, de terça a quarta-feira (28), durante a qual os dois lados discutiram uma nova rodada de interação entre os chefes de Estado dos dois países em um futuro próximo.

    Especialistas disseram que a comunicação estratégica é essencial para gerenciar efetivamente o relacionamento bilateral atual e ajuda os EUA a estabelecer o entendimento correto da China. 

    Wang, diretor do Escritório da Comissão Central de Relações Exteriores, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que o relacionamento China-EUA tem sido cheio de reviravoltas, e os dois lados devem rever as experiências e lições, para encontrar o caminho certo para as duas grandes potências coexistirem, de acordo com uma leitura do Ministério das Relações Exteriores da China.

    Para manter as relações China-EUA no caminho certo, a chave está na orientação dos chefes de Estado de ambos os países. Ambos os lados devem defender os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha, implementar o consenso dos dois chefes de Estado e promover o desenvolvimento estável, saudável e sustentável das relações China-EUA, disse Wang. 

    Wang enfatizou que Taiwan pertence à China e que a China certamente alcançará a reunificação. A "independência de Taiwan" é o maior risco para a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan. Os EUA devem colocar em prática sua promessa de não apoiar a "independência de Taiwan", respeitar o princípio de uma só China, parar de armar Taiwan e apoiar a reunificação pacífica da China.

    Sullivan declarou que os EUA estão dispostos a continuar a comunicação estratégica com a China, aumentar o entendimento mútuo e reduzir mal-entendidos e julgamentos equivocados, de acordo com a leitura. 

    Ambos os lados concordaram em continuar a implementar o importante consenso alcançado na reunião de São Francisco entre os dois chefes de Estado, manter intercâmbios e comunicação elevada em todos os níveis e continuar a realizar a cooperação no controle de drogas, aplicação da lei, repatriação de imigrantes ilegais e mitigação das mudanças climáticas. 

    A orientação estratégica dos chefes de Estado desempenha um papel extremamente importante para garantir a estabilidade do relacionamento entre a China e os EUA. A realização da comunicação estratégica China-EUA é um resultado concreto sob a orientação estratégica dos dois chefes de estado, disse Li Haidong, professor da China Foreign Affairs University.

    A comunicação é essencial para gerenciar efetivamente o relacionamento China-EUA e promover mais cooperação e benefício mútuo, disse Li.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados