Conheça alguns desafios enfrentados por Carter como presidente
Jimmy Carter reatou relações coma China e atuou a favor do diálogo entre Egito e Israel, entre outros episódios importantes
Reuters - O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter morreu aos 100 anos no domingo. Aqui estão alguns eventos importantes do seu mandato, de 1977 a 1981.
Acordos de Camp David
Os Acordos de Camp David foram uma série de acordos assinados em 1978 entre o primeiro-ministro israelense Menachem Begin e o presidente egípcio Anwar Sadat. Os acordos, intermediados por Carter no retiro presidencial em Maryland, eventualmente levaram Israel e seu vizinho árabe a assinarem seu primeiro tratado de paz.
Begin e Sadat receberam o Prêmio Nobel da Paz em 1978. Carter ganhou em 2002, em parte por seu "esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais".
Relações EUA-China
Embora as relações entre os Estados Unidos e a China tenham se aquecido lentamente por vários anos antes de Carter assumir o cargo, foi sob sua administração que os dois países se reconheceriam oficialmente, abrindo relações diplomáticas formais em 1979.
Crise dos reféns no Irã
Em 1979, revolucionários iranianos capturaram 52 funcionários da Embaixada dos EUA em Teerã e os mantiveram reféns por 444 dias, aparentemente para punir os Estados Unidos por darem asilo ao líder iraniano recentemente deposto. Carter saiu parecendo fraco aos olhos do público depois que uma missão de resgate militar que ele ordenou em 1980 terminou em fracasso com oito soldados americanos morrendo em um acidente de aeronave.
Os reféns foram libertados minutos depois que Ronald Reagan foi empossado para substituir Carter em 1981.
Crise energética
Os preços e a produção de energia foram instáveis ao longo da década de 1970, mas a revolução iraniana em 1979 foi um ponto crítico para a agitação nos mercados globais de petróleo, levando a uma grande redução na produção e resultando em um aumento no custo. O verão de 1979 foi marcado por longas filas de motoristas esperando em postos de gasolina por combustível racionado. Carter respondeu prometendo diminuir a dependência de importações estrangeiras de petróleo e focar em melhorar a eficiência energética, mas a confiança pública foi irreparavelmente abalada.
Problemas econômicos
A campanha de reeleição de Carter em 1980 foi marcada por temores de uma recessão. Sua administração lutou para lidar com a inflação de mais de 14% em 1980, causada pelos altos preços da energia após a escassez de gás de 1979. Ele e seus conselheiros tentaram combater a inflação aumentando as taxas de juros para mais de 17%, mas isso contribuiu para uma recessão durante a campanha presidencial de 1980.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: