Coreia do Norte vai acelerar os passos para se tornar uma superpotência militar, mas não pretende atacar a Coreia do Sul
País vai fazer revisão constitucional, revogando dispositivo sobre a reunificação com o Sul
TASS - A Coreia do Norte acelerará os esforços para se tornar uma superpotência militar e uma grande potência nuclear, disse o líder norte-coreano, Kim Jong Un, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
Em um discurso na Universidade de Defesa Nacional em 7 de outubro, o líder norte-coreano disse que quebrar o equilíbrio estratégico na península coreana significaria guerra, então ele justificou o curso político da Coreia do Norte visando possuir meios físicos que ajudariam a "conter o adversário e manter a situação sob controle". "Nossos passos para nos tornarmos uma superpotência militar e uma potência nuclear irão acelerar", disse Kim.
"A aliança militar dos Estados Unidos e da República da Coreia (Sul) tornou-se completamente baseada em energia nuclear, e precisamos manter nossa preparação militar em um nível infinitamente alto", ele acrescentou.
O líder norte-coreano acrescentou que Pyongyang declarou um rumo para o reconhecimento de facto da existência de dois estados separados
Kim Jong Un afirmou também que a Coreia do Norte não tem intenção de atacar a Coreia do Sul, nem tem qualquer interesse em uma reunificação forçada da Península Coreana, disse o líder do país.
O Parlamento norte-coreano está promovendo uma revisão constitucional que revogará o dispositivo sobre a reunificação do país.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: