Coreia do Sul envia ao espaço o segundo satélite espião
A medida ocorre num momento em que a Coreia do Norte está supostamente a intensificar os esforços para desenvolver capacidades de reconhecimento espacial
Agência Sputnik - A Coreia do Sul lançou com sucesso seu segundo satélite de reconhecimento produzido internamente a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX a partir do Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida, informou a mídia na segunda-feira, citando o Ministério da Defesa sul-coreano.
O foguete decolou às 8h17, horário de Seul (23h17 de domingo GMT), e colocou o satélite de inteligência em órbita aproximadamente 45 minutos após o lançamento, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
O satélite estabeleceu contato com uma estação terrestre estrangeira não especificada às 10h57, disse o relatório.
Este é o segundo lançamento de satélite militar de Seul no âmbito do plano da Coreia do Sul de colocar cinco satélites de reconhecimento em órbita até 2025 para monitorar as atividades da Coreia do Norte, disse também o relatório.
A medida ocorre num momento em que a Coreia do Norte está supostamente a intensificar os esforços para desenvolver capacidades de reconhecimento espacial, o que poderia potencialmente aumentar a sua “capacidade de ataque de precisão” contra alvos importantes na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, acrescentou o relatório.
Em 21 de novembro de 2023, Pyongyang realizou com sucesso o lançamento do seu satélite de reconhecimento Malligyong-1 em órbita a bordo do foguete transportador Chollima-1, após duas tentativas fracassadas de lançamento em maio e agosto.
Após o lançamento, a Coreia do Sul suspendeu parcialmente o acordo militar intercoreano de 2018 que visava reduzir as tensões na Península Coreana. Em resposta, Pyongyang anunciou a sua decisão de restaurar todas as medidas militares suspensas ao abrigo do acordo militar intercoreano de 2018.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: