TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Mundo

Cúpula da Asean aumenta potencial de cooperação com a China

A principal aposta é alcançar consenso e solução de disputas regionais por meio do diálogo

(Foto: TANG CHHIN SOTHY/Global |Times)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Líderes dos países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) iniciaram nesta quarta-feira (9) uma cúpula em Vientiane, capital do Laos, com o objetivo de impulsionar a cooperação econômica e de segurança da região, informa o Global Times.

O compromisso da Asean em acelerar o desenvolvimento e melhorar a conectividade expandiu seu potencial de cooperação com a China, o maior parceiro comercial do bloco. Além disso, as discussões em torno de questões de segurança, como aquelas sobre o Mar do Sul da China destacarão o consenso entre a China e a Asean para resolver disputas por meio do diálogo, de acordo com especialistas chineses.

Em contraste com a abordagem mutuamente benéfica e promotora da paz da China na colaboração com os membros da Asean, a tendência dos EUA de formar pequenas alianças e usar o bloco como um peão na competição geopolítica prejudica as aspirações dos países da região por um desenvolvimento pacífico, observaram os especialistas. 

O primeiro-ministro do Laos, Sonexay Siphandone, deu as boas-vindas aos novos líderes da Tailândia e de Cingapura na cúpula em seu discurso de abertura na quarta-feira. Ele disse que o Laos, o atual presidente da Asean, visa ajudar os membros a trabalharem juntos para gerenciar os desafios geopolíticos e econômicos sob sua presidência.

"Nós ajudamos uns aos outros e trabalhamos juntos do jeito da Asean", ele disse. 

"Nós discutiremos e fortaleceremos a cooperação entre os membros da Asean e outros parceiros de diálogo, juntamente com a manutenção da unidade e centralidade da Asean", afirmou, segundo a AP.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados