'Cúpula do BRICS, não as eleições nos EUA, determinará o curso da história', diz presidente do Conselho da Federação da Rússia
"Não importa o quanto Washington gostaria que fosse. A cúpula do BRICS será esse evento", disse Valentina Matviyenko
247 - A presidente do Conselho da Federação da Rússia, Valentina Matviyenko, destacou a cúpula do BRICS, programada para acontecer entre os dias 22 e 24 de outubro em Kazan, como o evento que determinará o futuro da história global, em contraste com as próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para 5 de novembro. Em sua mensagem publicada em seu canal no Telegram, Matviyenko enfatizou que a comunidade internacional não deve subestimar a importância do encontro de líderes das nações emergentes.
"O mundo mudou significativamente. As próximas eleições presidenciais dos EUA não serão o evento mais importante do ano para a comunidade mundial e não determinarão o curso posterior da história. Não importa o quanto Washington gostaria que fosse. A cúpula do BRICS será esse evento", afirmou Matviyenko, de acordo com a agência TASS. Segundo ela, as mudanças geopolíticas em curso são objetivas e irreversíveis, e a cidade de Kazan se tornará o novo vetor de desenvolvimento humano em 2024.
A presidente do Conselho da Federação acredita que a cúpula demonstrará a responsabilidade dos líderes de estados soberanos, citando o alto nível de representação e o crescente número de solicitações de adesão ao grupo como sinais claros desse entendimento. "As notícias da Rússia serão acompanhadas em todos os continentes", concluiu.
Fundado em 2006 por Brasil, Rússia, Índia e China, o BRICS ganhou novos membros em 2011 com a inclusão da África do Sul. Com a recente adesão do Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia em 1º de janeiro de 2024, o bloco será uma plataforma ainda mais relevante na cena internacional. Durante sua presidência, a Rússia organizará mais de 200 eventos, sendo a cúpula de Kazan o principal destaque do período.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: