TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Declaração do chefe do Pentágono sobre risco de conflito Otan-Rússia significa que os EUA têm um plano para isso, diz Lavrov

    Segundo o principal diplomata russo, a Europa é atualmente a principal vítima da política dos EUA de “arrastar a Ucrânia para a Otan"

    Sergey Lavrov (Foto: TASS)

    TASS - O secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ao dizer que a Otan e a Rússia podem acabar por lutar entre si se a Ucrânia for derrotada, provou que os EUA têm um plano para isso, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, numa conferência diplomática em Antalya, Turquia.

    "O significado desta afirmação é que se a Ucrânia perder, a Otan terá de ir contra a Rússia. Num deslize freudiano, ele deixou escapar o que tinham em mente. Antes disso, todos diziam: Não podemos deixar a Ucrânia perder, porque [o presidente russo, Vladimir] Putin não vai parar por aí e assumirá o controle dos países bálticos, da Polônia, da Finlândia. Mas acontece que, de acordo com a declaração aberta e inequívoca do Sr. Austin, é o contrário. Não temos esses planos e não podemos ter, mas os americanos têm", disse o ministro.

    Segundo Lavrov, a Europa é atualmente a principal vítima da política dos EUA de “arrastar a Ucrânia para a Otan”.

    "Todas as principais despesas foram transferidas para a Europa. As pessoas estão a viver cada vez pior, os preços dos recursos energéticos dispararam muitas vezes, em comparação com o que poderia ter sido se os americanos não tivessem explodido os gasodutos Nord Stream", disse o ministro.

    Ele disse que a situação em torno da Ucrânia foi concebida por Washington para garantir que a União Europeia não se torne um rival demasiado forte da economia dos EUA.

    "E este objetivo foi alcançado. A Europa já não é de todo um concorrente dos EUA. Todas as principais empresas e indústria transformadora estão a mudar-se para os EUA”, disse Lavrov.

    Austin disse anteriormente que acreditava que "a Otan estaria em uma luta com a Rússia" se a Ucrânia fosse derrotada. O secretário de Defesa dos EUA fez a declaração numa audiência do Comitê de Serviços Armados da Câmara.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: