Diplomata estadunidense diz que gasoduto Nord Stream 2 "está morto"
Projeto levaria energia barata da Rússia para a Alemanha e a declaração foi feita por Victoria Nuland
WASHINGTON, TASS – A subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland, disse acreditar que o projeto do gasoduto Nord Stream 2 está atualmente "morto" e é improvável que seja "revivido".
Durante uma sessão do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA na terça-feira, um dos senadores perguntou a Nuland se acreditava que as sanções impostas por Washington ao Nord Stream 2 devem ser permanentes.
"Acho que o Nord Stream dois agora está morto e que nunca será revivido", disse ela.
Em 22 de fevereiro, o chanceler alemão Olaf Scholz disse que o governo alemão havia interrompido o processo de certificação do projeto do gasoduto Nord Stream 2 depois que a Rússia reconheceu as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. No dia seguinte, o presidente dos EUA, Joe Biden, instruiu o governo a impor sanções contra o Nord Stream 2 AG e representantes de sua liderança em resposta às ações da Rússia na Ucrânia.
A construção do Nord Stream 2 foi totalmente concluída em 10 de setembro de 2021. Inicialmente, estava planejado para ser concluído antes do final de 2019, mas devido às sanções de Washington, a construção foi adiada. O gasoduto consiste em duas cadeias com capacidade total de 55 bilhões de metros cúbicos por ano, que vão da costa da Rússia através do Mar Báltico até a Alemanha.
Moscou enfatizou repetidamente que o Nord Stream 2 é um projeto comercial e está sendo implementado em conjunto com parceiros europeus.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: