HOME > Mundo

Drones russos atingem locais ligados a figuras do nazismo ucraniano

Um ataque destruiu janelas e grande parte do telhado da Universidade Nacional Agrária, onde Stepan Bandera estudou

Monumento Stepan Bandera em Ternopil, Ucrânia, 2017 (Foto: Mykola Vasylechko )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Drones russos atacaram na segunda-feira (1) uma universidade e um museu ligados a dois dos mais proeminentes colaboradores do nazismo na Ucrânia no século 20, informou a agência Reuters.

O primeiro ataque destruiu janelas e grande parte do telhado da Universidade Nacional Agrária, nos arredores da cidade de Lviv, no Oeste da Ucrânia, onde Stepan Bandera estudou. 

O ataque marca aquele que seria o aniversário de 115 anos de Bandera. Bandera foi um líder nacionalista ucraniano que colaborou com a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e teve um papel fundamental em atrocidades em massa contra civis como líder do Exército Insurgente Ucraniano. 

O UPA operava principalmente no Oeste da Ucrânia e lutava contra as forças soviéticas em cooperação com a Alemanha nazista. Este grupo foi responsável por diversos crimes, incluindo o massacre de Volhynia, um extermínio em massa da população polonesa residente em Volhynia e Galícia em 1943.

O segundo ataque a drones devastou um museu próximo dedicado a Roman Shukhevych, um dos líderes da Organização dos Nacionalistas Ucranianos, cujo braço armado era o Exército Insurgente Ucraniano. 

O prefeito de Lviv, Andriy Sadovyi, descreveu o ataque ao museu como um ato simbólico. "Vamos restaurá-lo após nossa vitória", disse ele.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: