Editorial do Global Times destaca valor da diplomacia chinesa para o mundo
“Promover a cooperação com a China é o caminho para a estabilidade”
Global Times - O presidente chinês Xi Jinping deixou Brasília na quinta-feira (22), após participar da 19ª Cúpula de Líderes do G20 e fazer uma visita de Estado ao Brasil. Durante essa viagem de quase 10 dias que se concentrou na diplomacia das grandes potências, o presidente Xi realizou reuniões bilaterais com líderes de muitos países, incluindo potências ocidentais como EUA, Grã-Bretanha, França e Alemanha, bem como mercados emergentes e países em desenvolvimento como Brasil e Peru, e países vizinhos como Japão e Coreia do Sul. Uma agenda tão densa é rara. O New York Times publicou um artigo na quarta-feira, intitulado "Líderes mundiais buscam estabilidade com a China". Isso representa a perspectiva de uma parte considerável da opinião pública internacional de que promover a cooperação com a China é o caminho para a estabilidade e que a China injetou valiosa certeza e estabilidade no mundo.
Olhando retrospectivamente, para os tópicos discutidos durante esta rodada de conversas de chefes de estado, seja "promover o desenvolvimento sustentado, estável e sólido das relações China-UE", "o desenvolvimento da China fez contribuições importantes para a estabilidade e crescimento de longo prazo da região da Ásia-Pacífico" ou "um relacionamento estável China-EUA é crítico não apenas para os interesses dos povos chinês e americano, mas também para o futuro e o destino de toda a humanidade", o termo "estabilidade" surgiu consistentemente como uma palavra-chave central.
Alguma opinião pública descreveu os esforços diplomáticos do líder chinês na América do Sul nos últimos 10 dias da seguinte forma: Um grande país em desenvolvimento que abraça o espírito de "trabalhar juntos pelo mundo" contribuiu com a sabedoria e a solução chinesas para a paz mundial, estabilidade, justiça, inclusão e desenvolvimento sustentável. As iniciativas da China ressoam com os conceitos de desenvolvimento de um número crescente de países, adicionando uma certeza preciosa ao mundo. A China é como a âncora de estabilidade para um navio gigante - isso foi provado pelas práticas diplomáticas da China nos últimos 10 anos e se tornou a chave da diplomacia chinesa para conquistar os corações das pessoas.
A certeza da China fornece um "valor emocional" estável para o mundo. Isso vem de um núcleo firme e confiante de valores, bem como de um alto grau de consistência entre a formulação de políticas e a implementação real. Percebemos que os líderes de muitos países mencionaram que esperam alinhar suas estratégias nacionais de desenvolvimento com os planos de desenvolvimento da China. Em outras palavras, quando esses países planejam seu próprio desenvolvimento, a China é um fator indispensável.
Esses países veem a China como uma parceira em sua busca por um futuro melhor. Essa confiança é inestimável; ela decorre de experiências em que sonhos, como "de Chancay a Xangai", se tornaram realidade, inspirando confiança na realização de mais sonhos. Promover a cooperação com a China serve como a pedra angular desse relacionamento. Alguns comentaristas ocidentais estão confusos: que charme a China possui para fazer com que tantos países estejam dispostos a colaborar com ela para o desenvolvimento? Na verdade, a resposta é evidente: está no respeito mútuo, na cooperação ganha-ganha e no tratamento mútuo como iguais. Nesse sentido, a China realmente toma medidas e cumpre seus compromissos.
Alguns líderes nacionais são muito específicos ao discutir a cooperação com o lado chinês, indicando suas altas expectativas para a estabilidade das relações com a China. Por que a diplomacia chinesa é tão estável? É porque a compreensão da China sobre seu próprio caminho de desenvolvimento e seu relacionamento com o mundo sempre foi consistente. Independentemente de quão caótico e interligado o mundo possa se tornar, a China tem uma definição clara de sua posição: ser firmemente uma força para a paz, estabilidade e progresso no mundo. A China se dedica a buscar a felicidade do povo chinês e o rejuvenescimento da nação chinesa, bem como a promover o progresso humano e a harmonia mundial. Esta é nossa missão, nossa responsabilidade, nossa busca e objetivo. Embora enfrentemos vários riscos e desafios, e por trás de alguns conflitos geopolíticos estejam contextos históricos complexos, a posição da China permanece firme: ficar do lado certo da história e do lado do progresso humano.
Os chineses costumam dizer: "Quando a linha de uma rede de pesca é erguida, todas as malhas serão abertas. Quando os princípios fundamentais são mantidos, todo o trabalho se encaixará." Nossa compreensão de nós mesmos e do mundo permanece estável, permitindo-nos avançar firmemente.
A mídia estrangeira comentou que, para os líderes de outros países, a conclusão da cúpula do G20 marca "o início de um novo capítulo na diplomacia global que pode estar mais focado na China do que nunca". Esperamos que este seja um novo ponto de partida para o avanço da governança global em direção a uma direção mais justa e equitativa. A China continuará a defender a bandeira da paz, do desenvolvimento, da cooperação e de resultados benéficos para todos, buscando seu próprio desenvolvimento enquanto mantém firmemente a paz e o desenvolvimento mundial e usa seu próprio progresso para melhor defender a paz e o desenvolvimento globais.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: