Egito sinaliza possível saída de brasileiros de Gaza até sexta, mas cenário é incerto
Reunião entre autoridades brasileiras e egípcias aponta possibilidade de saída nos próximos dias, mas cenário é volátil devido à alta demanda e autorização israelense
247 - O embaixador brasileiro no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, participou nesta quarta-feira (1) de uma reunião no ministério equivalente ao Itamaraty egípcio, onde foram discutidas as possibilidades de evacuação dos 34 brasileiros em Gaza, informa o jornalista Lauro Jardim, de O Globo. Segundo um representante da chancelaria local, o cenário para a saída pela fronteira egípcia é "muito fluido", tornando incerta a previsão para a evacuação.
Embora haja sinalizações de que a saída dos brasileiros poderia ocorrer ainda amanhã ou na sexta-feira, a situação é altamente volátil. Cerca de 7 mil estrangeiros aguardam para deixar Gaza, mas apenas 500 pessoas têm permissão para cruzar a fronteira por dia. As incertezas estão relacionadas à necessidade de autorização israelense, com as autoridades israelenses realizando uma rigorosa verificação das informações das pessoas que desejam deixar a região, incluindo os laços com a Palestina.
As autoridades de Israel e Egito têm mantido conversas frequentes para gerenciar o processo de evacuação. Além disso, o Catar, que possui investimentos na região, também está exercendo influência nas negociações.
A princípio, a ideia é repatriar os brasileiros pela capital Cairo, mas outras possibilidades estão sendo estudadas. A orientação é que os estrangeiros que ingressam no Egito só devem permanecer no país por até 72 horas. >>> Lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza tinha apenas cidadãos de países alinhados a Israel
Mais cedo, a autoridade local de Gaza anunciou que cidadãos de Austrália, Áustria, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca, além da equipe da Cruz Vermelha, receberam autorização para deixar a região. Esse foi o primeiro grupo liberado pelas autoridades do Egito e Israel, indicando um lento progresso no processo de evacuação em meio à complexidade da situação no local.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: