HOME > Mundo

Em guinada eleitoral, Biden fechará fronteira EUA-México para solicitantes de asilo

A iniciativa ecoa as ações do ex-presidente Donald Trump em 2018, quando ele tentou interromper a migração

Joe Biden durante discurso (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto nesta terça-feira (4) para fechar temporariamente as fronteiras do país com o México para solicitantes de asilo. O objetivo dessa medida, que deve entrar em vigor imediatamente,  é conter o crescente número de migrantes que chegam aos EUA, conforme reportado pelo jornal The New York Times. A pauta é uma das maiores vulnerabilidades do democrata na corrida eleitoral de novembro pela presidência.

A iniciativa ecoa as ações do ex-presidente Donald Trump em 2018, quando ele tentou interromper a migração. Na época, o tribunal federal barrou a ação.

Segundo a União Americana das Liberdades Civis, que liderou a ação que impediu as restrições de Trump em 2018, a medida “era ilegal sob Trump e não é menos ilegal agora”. A ACLU afirmou que irá levar à Justiça a ordem imposta por Biden.

Atualmente, pesquisas sugerem que tanto políticos republicanos quanto democratas apoiam medidas mais restritivas na fronteira, refletindo o aumento no número de imigrantes que chegam ao país sem visto. A média diária de travessias ultrapassou 2 mil pessoas apenas na última semana.

De acordo com a nova medida, a fronteira seria reaberta aos solicitantes de asilo duas semanas após a média diária de travessias ficar abaixo de 1,5 mil pessoas durante sete dias consecutivos. 

A decisão desta terça-feira representa uma mudança na política Biden, que assumiu o cargo criticando a atuação de Trump para restringir o acesso ao asilo nos EUA. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados