Em mensagem de ano novo, Xi Jinping pede confiança e trabalho duro para superar desafios
O líder chinês também dsstacou a contribuição do país para a paz e a estabilidade no mundo
Xinhua - O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira (31) que a nação permaneça confiante em 2025, ressaltando que a segunda maior economia do mundo pode superar seus desafios e pressão por meio do trabalho duro.
Xi fez os comentários em sua mensagem de Ano Novo de 2025 proferida por meio do Grupo de Mídia da China e da internet.
Preparada para concluir totalmente seu 14º Plano Quinquenal em 2025, a China implementará políticas mais proativas e eficazes, priorizará o desenvolvimento de alta qualidade, promoverá maior autossuficiência e força em ciência e tecnologia e manterá um impulso sólido no desenvolvimento econômico e social, disse Xi.
Ele assinalou que a economia chinesa "enfrenta agora algumas novas condições, incluindo desafios de incertezas no ambiente externo e pressão de transformação de antigos motores de crescimento para novos motores de crescimento".
"Mas podemos prevalecer com nosso trabalho duro. Como sempre, crescemos no vento e na chuva e ficamos mais fortes em tempos difíceis. Devemos estar confiantes", comentou Xi.
O presidente chinês também prometeu continuar a iniciativa de reforma do país, mencionando um plenário do Partido realizado em julho que adotou um plano mestre de reforma massiva. O documento delineou as principais tarefas de reforma para os próximos cinco anos e propôs mais de 300 importantes iniciativas de reforma.
"Marcharemos a passos largos para avançar na reforma e abertura como tendência de nossos tempos. Certamente abraçaremos perspectivas ainda mais amplas na busca da modernização chinesa no curso da reforma e abertura", disse ele.
Trajetória ascendente
Ao analisar os passos da China em 2024, Xi disse que a economia se recuperou e está em uma trajetória ascendente, com o PIB nacional previsto para ultrapassar o marco de 130 trilhões de yuans (US$ 18,08 trilhões) e a produção de grãos do país ultrapassando 700 milhões de toneladas.
Ele também observou que a China fomentou novas forças produtivas de qualidade, e novos setores, formas e modelos de negócios continuaram surgindo. Pela primeira vez, a China produziu mais de 10 milhões de veículos de nova energia em um ano, e avanços foram feitos em campos como circuitos integrados, inteligência artificial e comunicações quânticas.
Xi também destacou as medidas governamentais introduzidas para melhorar os meios de subsistência das pessoas, incluindo o aumento da pensão básica, a redução das taxas de hipoteca e a expansão do esquema de liquidação direta transprovincial de contas médicas que tornou mais fácil para as pessoas procurarem tratamento médico em todo o país.
Para o ano novo, Xi disse: "Devemos trabalhar juntos para melhorar constantemente os empreendimentos e a governança sociais, criar uma atmosfera harmoniosa e inclusiva e resolver questões reais, grandes ou pequenas, para o nosso povo. Devemos levar mais sorrisos ao nosso povo e mais calor aos seus corações".
Xi também disse que ninguém pode impedir a reunificação da China, uma tendência dos tempos. "Nós chineses de ambos os lados do Estreito de Taiwan pertencemos a uma e mesma família. Ninguém pode cortar o vínculo de parentesco entre nós", disse ele.
A China implementará de forma inabalável a política de "um país, dois sistemas" para manter a prosperidade e a estabilidade de longo prazo em Hong Kong e Macau, disse ele.
Manutenção da paz e estabilidade no mundo
Em um mundo de transformação e turbulência, a China, como um grande país responsável, está promovendo ativamente a reforma da governança global e aprofundando a solidariedade e a cooperação entre o Sul Global, disse Xi.
Destacando os avanços da China na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota e o sucesso na organização da Cúpula de Beijing do Fórum de Cooperação China-África, bem como sua participação em fóruns bilaterais e multilaterais, Xi disse que o país "contribuiu muito para a manutenção da paz e da estabilidade mundiais".
"A China trabalhará com todos os países para promover a amizade e a cooperação, fortalecer o aprendizado mútuo entre diferentes culturas e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. Devemos criar em conjunto um futuro melhor para o mundo", disse ele.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: