Entenda o problema dos dedos inchados do rei Charles III
Especialistas apontam doenças que podem causar inchaço nos dedos. Oficialmente, o Palácio de Buckingham jamais falou sobre algum problema de saúde específico
247 - O novo rei do Reino Unido, Charles III não está chamando a atenção do mundo exclusivamente diante da expectativa sobre o seu reinado, mas também por um problema de saúde que foi observado durante a cerimônia de assinatura da sua proclamação: os dedos inchados.
Desde o último sábado (9), data da oficialização do reinado, muita gente tem questionado nas redes sociais sobre a aparência dos dedos de vossa alteza, sucessor da rainha Elizabeth II, que morreu na quinta-feira (8), aos 96 anos.
Oficialmente, o Palácio de Buckingham jamais falou sobre algum problema de saúde específico, mas especialistas ouvidos pelo G1 elencaram algumas doenças que podem causar inchaço dos dedos. Psoríase, artrite reumatóide, gota e esclerodermia são algumas delas. Entretanto, os profissionais alertam que para um diagnóstico preciso é necessário exames e avaliação médica.
Os “dedos de salsicha”, como tem chamado alguns internautas, têm algum sentido, segundo informações de Fábio Jennings, reumatologista coordenador da comissão de mídias da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) e assistente da disciplina de reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O próprio rei intitulou assim o seu problema.
“Dedos de salsicha é o nome do sinal clínico que se dá o que tecnicamente é dactilite, ou seja, inflamação dos dedos das mãos que atinge tendões e articulações", explica Jennings. "Uma das causas mais comuns é a artrite psoriásica, que acompanha a psoríase, uma doença autoimune. Nesses casos, tem que tratar a doença. E, daí, há melhora, sim", disse o médico.
Nem o rei Charles III nem o Palácio de Buckingham falaram sobre um possível problema de saúde que poderia causar inchaço nos dedos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: