TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Espanha decide não enviar representante à posse de Maduro na Venezuela

    Decisão reflete postura de não reconhecimento da vitória do presidente venezuelano nas eleições de julho

    Pedro Sánchez e Edmundo González em Madri 12/9/2024 (Foto: Palácio da Moncloa/Divulgação via REUTERS)
    Camila França avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A Espanha anunciou que não enviará representantes à posse de Nicolás Maduro, marcada para esta sexta-feira (10). De acordo com fontes do Ministério de Relações Exteriores espanhol, a decisão está alinhada à posição de Madri e da União Europeia, que não reconhecem a vitória de Maduro nas eleições de julho.

    A eleição, que garantiu a Maduro um terceiro mandato de seis anos, entretanto, a oposição venezuelana não reconheceu a vitória de Maduro. María Corina Machado, líder da oposição, afirma que o verdadeiro vencedor foi Edmundo González Urrutia, que está em Madri desde setembro, após buscar refúgio na embaixada espanhola em Caracas.

    Após denunciar perseguição política, González Urrutia chegou à Espanha em 8 de setembro em um avião fretado pelo governo espanhol. No mês seguinte, Madri concedeu-lhe asilo político. Desde então, o opositor tem realizado uma viagem internacional para angariar apoio, visitando países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Panamá.

    Apesar de estar exilado, González Urrutia declarou que retornará a Caracas na sexta-feira, no mesmo dia da posse de Maduro, para, segundo ele, assumir o poder. “O mundo precisa saber que a Venezuela rejeita fraudes e busca a democracia”, afirmou o opositor em entrevistas durante sua viagem internacional.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados