TV 247 logo
    HOME > Mundo

    EUA acusam Coreia do Norte de enviar soldados para ajudar Rússia na Ucrânia. Pyongyang nega

    No início de outubro, a mídia sul-coreana relatou que a Coreia do Norte teria supostamente decidido enviar milhares de soldados para a Rússia

    Soldados da Coreia do Norte (Foto: KCNA via Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Os Estados Unidos disseram pela primeira vez nesta quarta-feira que obtiveram evidências de que a Coreia do Norte enviou 3.000 soldados para a Rússia, possivelmente para serem mobilizados na Ucrânia, informou a agência Reuters nesta quarta-feira (23). 

    O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, falando em Roma, afirmou que seria "muito, muito grave" se os norte-coreanos estivessem se preparando para lutar ao lado da Rússia na Ucrânia, como Kiev alegou. No entanto, ele disse que ainda não está claro o que eles fariam lá.

    "Há evidências de que há tropas da RPDC na Rússia", disse Austin a repórteres, usando o nome oficial da Coreia do Norte, República Popular Democrática da Coreia.

    Mais tarde, na quarta-feira, o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, afirmou que os EUA acreditam que pelo menos 3.000 soldados norte-coreanos estão passando por treinamento em três bases militares no leste da Rússia.

    Um enviado da Coreia do Norte nas Nações Unidas rejeitou as acusações feitas anteriormente pela Coreia do Sul e pela Ucrânia de que Pyongyang estaria enviando tropas para participar do conflito na Ucrânia, informou a agência de notícias Yonhap nesta terça-feira (22). No início de outubro, a mídia sul-coreana relatou que a Coreia do Norte teria supostamente decidido enviar cerca de 12.000 soldados para apoiar a Rússia, e que 1.500 tropas já estariam implantadas no Extremo Oriente da Rússia.

    Segundo a Yonhap, o enviado norte-coreano chamou as acusações de "rumores infundados", acrescentando que as relações de Pyongyang com Moscou são "legítimas e cooperativas." Um porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul respondeu que a Coreia do Norte nunca havia confirmado o envio de suas tropas antes, já que isso seria considerado uma ação ilegal.

    Nesse sentido, a Coreia do Sul está considerando enviar um grupo de especialistas militares para a Ucrânia para monitorar as tropas norte-coreanas, informou a agência de notícias Yonhap nesta terça-feira, citando uma fonte do governo.

    O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anteriormente observou a inconsistência nas declarações da Coreia do Sul e dos Estados Unidos de que a Coreia do Norte enviou militares regulares para a Ucrânia.

    Em junho, a Rússia e a Coreia do Norte assinaram um Acordo de Parceria Estratégica Abrangente de duração ilimitada. De acordo com o Artigo 4 do acordo, caso uma das partes seja submetida a uma agressão armada por qualquer estado ou grupo de estados e se encontre em estado de conflito, a outra parte deverá imediatamente fornecer assistência militar e de outras formas com todos os meios disponíveis, em conformidade com o Artigo 51 da Carta da ONU e em consonância com as leis da Rússia e da Coreia do Norte.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados