EUA acusam Rússia de usar agente químico sufocante na Ucrânia
Em resposta, o embaixador russo nos EUA disse que as acusações são “odiosas e infundadas”
247 - Os Estados Unidos acusaram a Rússia nesta quarta-feira (1) de violar proibições internacionais às armas químicas, ao usar o agente sufocante cloropicrina contra tropas ucranianas e ao utilizar agentes de controle de multidões como “método de guerra” na Ucrânia.
“O uso desses químicos não é um incidente isolado e é provavelmente estimulado pelo desejo das forças russas de desalojar forças ucranianas de posições fortificadas e obter ganhos táticos no campo de batalha”, disse o Departamento de Estado em um comunicado.
Em resposta, o embaixador russo nos EUA, Anatoly Antonov, disse em um comunicado que as acusações dos Estados Unidos de que a Rússia teria supostamente usado armas químicas na Ucrânia são “odiosas e infundadas”.
“Na categoria de medidas ‘não alternativas’ para confrontar a Rússia, os círculos oficiais locais escrevem as mais diversas medidas. Incluindo acusações absolutamente odiosas e infundadas contra a Federação Russa de uso de armas químicas”, disse Antonov.
A cloropicrina é um composto químico que foi utilizado como gás venenoso na Primeira Guerra Mundial e é agora amplamente utilizado para controle de pragas na agricultura e testes de máscaras de gás. (Com informações de agências internacionais).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: