EUA anunciam plano estatal para liderar desenvolvimento de inteligência artificial
Novo memorando assinado pelo presidente Joe Biden aborda diversas questões relacionadas à IA
247 - Os Estados Unidos precisam acelerar o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) na área de segurança nacional para superar seus rivais, afirmou o Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, nesta quinta-feira, ao apresentar um memorando de segurança nacional sobre IA recém-assinado, informou a agência Sputnik.
"Precisamos ser mais rápidos na implementação de IA em nossa estrutura de segurança nacional do que os rivais da América em suas estruturas," disse Sullivan durante uma conversa organizada pela Universidade de Defesa Nacional.
Sullivan qualificou o progresso dos EUA no desenvolvimento de IA como "histórico," mas alertou que a vantagem que acreditam ter sobre seus concorrentes estrangeiros "não é garantida."
O conselheiro falou sobre como o memorando aborda diversas questões relacionadas à IA, incluindo a atração de talentos em STEM, fabricação de chips, combate ao espionagem industrial e criação de padrões de segurança. Ele também ressaltou a necessidade de criar instalações de energia limpa para alimentar os centros de dados de IA.
"Se não expandirmos rapidamente essa infraestrutura nos próximos anos, adicionando dezenas ou até centenas de gigawatts de energia limpa à rede, correremos o risco de ficar para trás," declarou Sullivan.
O presidente dos EUA, Joe Biden, revelou uma abordagem coordenada para que o governo americano utilize o potencial da IA para a segurança nacional dos EUA e assegure uma vantagem sobre os concorrentes estrangeiros no primeiro Memorando de Segurança Nacional sobre Inteligência Artificial.
Biden apresentou nesta quinta-feira o plano. "Hoje, o presidente Biden está emitindo o primeiro Memorando de Segurança Nacional (NSM) sobre Inteligência Artificial (IA)," afirmou a Casa Branca em um comunicado, citado pela Sputnik.
O memorando orienta o governo dos EUA a garantir que os Estados Unidos liderem o desenvolvimento mundial de IA "segura, confiável e protegida" e a utilizar tecnologias de IA de ponta para avançar a missão de segurança nacional do governo americano.
"Este NSM torna a coleta de informações sobre as operações de nossos concorrentes contra nosso setor de IA uma prioridade de inteligência de primeira linha, e instrui as entidades governamentais relevantes a fornecer aos desenvolvedores de IA informações oportunas de cibersegurança e contrainteligência necessárias para manter suas invenções seguras," destacou o comunicado.
O memorando também enfatiza que os EUA devem usar sistemas de IA "de maneira alinhada com os valores democráticos. "Além disso, o documento orienta o governo dos EUA a colaborar com aliados e parceiros para estabelecer uma estrutura de governança para a IA.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: