TV 247 logo
    HOME > Mundo

    EUA aumentarão implantação de sistemas de mísseis na Europa e Ásia

    Vários sistemas de mísseis importantes serão posicionados na Europa e na Ásia, a distâncias preocupantes de Moscou

    (Foto: Reuters)

    247 - Os Estados Unidos estão aumentando os esforços para implantar mais mísseis de médio e curto alcance, incluindo a base de armas hipersônicas na Europa e na Ásia, informou a RT. A produção e a implantação de tais sistemas se aceleraram nos EUA nos últimos anos.

    De acordo com a RT, a produção inclui a do Dark Typhon, um lançador multifoguetes, que deve ser capaz de disparar mísseis Standard-6 com alcance de 500 km e mísseis de cruzeiro Tomahawk com alcance de 2.400 km, juntamente com um míssil hipersônico que ainda está sendo desenvolvido. O sistema deve entrar em vigor em 2025. 

    Na cúpula da Otan, em julho, Washington e Berlim revelaram planos para estacionar o sistema de mísseis Dark Typhon em Wiesbaden, Alemanha, a partir de 2026. A Rússia criticou essa medida como uma "ação de escalada", apontando que colocaria grandes cidades como Moscou e São Petersburgo dentro do alcance. Além disso, o Pentágono supostamente pretende implantar o sistema na Ilha Io do Japão até outubro do ano que vem, colocando Vladivostok da Rússia dentro de um alcance de voo de 2,5 horas.

    Um dos projetos mais ambiciosos de Washington é o míssil hipersônico Dark Eagle, projetado para atingir alvos terrestres críticos com um alcance de 5.500 km e uma precisão de 3 a 10 metros. Embora ainda em desenvolvimento, o protótipo passou por pelo menos sete testes, quatro dos quais foram bem-sucedidos.

    A RT relata que os EUA planejam implantar mísseis no Japão até outubro de 2025, reduzindo o tempo de voo para Vladivostok para 8-10 minutos. Até 2026, espera-se que um lançador com 16 mísseis seja estacionado em Wiesbaden, Alemanha, colocando similarmente a Rússia central dentro de um alcance de voo de 8-10 minutos.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados