EUA deram ao Talibã lista de colaboradores que deveriam ser evacuados; americanos se revoltam
Na lista, constam nomes de cidadãos norte-americanos, titulares de ‘green card’ e aliados afegãos que colaboraram com a invasão norte-americana no Afeganistão. Políticos norte-americanos criticam a divulgação ao Talibã do nome das pessoas
247 - Os Estados Unidos deram ao Talibã em Cabul uma lista de nomes de cidadãos norte-americanos, titulares de ‘green card’ e aliados afegãos para permitir a entrada no perímetro externo controlado por militantes do aeroporto da cidade. Segundo o portal Politico, a escolha gerou indignação nos bastidores de legisladores e oficiais militares.
Segundo as autoridades norte-americanas, a lista foi elaborada para acelerar a evacuação de dezenas de milhares de pessoas do Afeganistão, visto que os EUA têm até 31 de agosto para deixar o país - tempo em que eles estão sob controle do aeroporto de Cabul realizando evacuações de pessoas que estão deixando o Afeganistão.
“Mas a decisão de fornecer nomes específicos ao Talibã, que tem uma história de assassinato brutal de afegãos que colaboraram com os EUA e outras forças da coalizão durante o conflito, irritou legisladores e oficiais militares”, destacou o Politico.
“Basicamente, eles simplesmente colocaram todos os afegãos em uma lista de extermínio”, disse um oficial de defesa, que, como outros, falou sob condição de anonimato para discutir o assunto delicado. “É simplesmente terrível e chocante e faz você se sentir impuro.”
Nesta quinta-feira, 26, ocorreram dois atentados a bomba próximo ao aeroporto de Cabul. Segundo o Talibã, que condenou o ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, “a explosão ocorreu em uma área onde as forças dos EUA são responsáveis pela segurança”.
Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: