EUA impõem tarifas a importações de aço do México para bloquear metais chineses
Governo Biden intensifica medidas contra aço e alumínio chineses para proteger indústria americana
247 - Os Estados Unidos anunciaram a aplicação de tarifas de segurança nacional sobre algumas transportações de aço e alumínio provenientes do México, numa tentativa, de acordo com reportagem da Folha, de impedir que metais chineses entrem no país pela fronteira mexicana. Segundo a Casa Branca, será aplicada uma tarifa de 25% sobre qualquer aço vindo do México que não tenha sido fundido na América do Norte, e uma tarifa de 10% sobre alumínio mexicano contendo metais primários provenientes da China, Bielorrússia, Irã ou Rússia.
A decisão, ainda de acordo com a reportagem, faz parte de uma série de aumentos de tarifas sobre bens chineses, e é vista como uma estratégia da administração Biden para fortalecer seu apoio em antigas regiões industriais, onde o presidente tem perdido terreno para seu rival republicano, Donald Trump, nas próximas eleições presidenciais.
"A entrada de aço e alumínio chineses no mercado dos EUA através do México evita tarifas, mina nossos investimentos e prejudica os trabalhadores americanos em estados como Pensilvânia e Ohio", afirmou Lael Brainard, consultora econômica de Biden.
Este ano, Biden também agiu para impedir a compra da US Steel pela japonesa Nippon Steel, movimento que ele caracterizou como um apoio aos trabalhadores do aço norte-americanos. A US Steel está sediada em Pittsburgh, Pensilvânia, um estado crucial para as eleições.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: