HOME > Mundo

EUA tentarão golpe na Turquia durante eleição presidencial, diz ministro turco

Soylu acrescentou que o ministro do Interior húngaro, Sandor Pinter, o alertou sobre os EUA fornecerem apoio financeiro a organizações não governamentais turcas

Suleyman Soylu, ministro do Interior da Turquia (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

ISTAMBUL, 3 de maio (Sputnik) - O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse na quarta-feira que em 14 de maio os Estados Unidos tentarão encerrar o golpe de estado que tentaram durante as eleições presidenciais de 2016.

"Eles falharam durante a tentativa de golpe; agora eles tentarão novamente durante a eleição. [Será] apenas aqui [na Turquia]? Eles tentaram fazer isso na Hungria. [O presidente húngaro Viktor] Orban tirou [George ] Soros da Hungria; eles indicaram três candidatos [à presidência] contra Orban", disse Soylu em entrevista ao canal de TV Habertürk.

Soylu acrescentou que o ministro do Interior húngaro, Sandor Pinter, o alertou sobre os EUA fornecerem apoio financeiro a organizações não governamentais turcas para interferir nas próximas eleições. Ele também acusou os EUA de orquestrar golpes na Turquia em 1960 e 1971.

O ministro disse que houve a gravação de um encontro entre uma pessoa "agora fazendo muitas declarações" com um embaixador "de um país interessado", que foi informado sobre "como fazer bagunça". No entanto, Soylu se recusou a nomear o país e a pessoa em questão.

Enquanto isso, uma pesquisa realizada pela empresa turca Ivem mostrou que o atual presidente Recep Tayyip Erdogan pode vencer o segundo turno com 3% de vantagem sobre o candidato adversário.

Eleições presidenciais e parlamentares estão marcadas para 14 de maio na Turquia. Kemal Kilicdaroglu, apresentado por uma aliança de oposição de sete partidos, é considerado o principal oponente de Erdogan. A lista de candidatos presidenciais também inclui Ince e Sinan Ogan, da Aliança ATA. Se nenhum deles conseguir mais de 50% dos votos, um segundo turno será marcado para 28 de maio.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: