Ex-ministro grego é banido da Alemanha após congresso sobre a Palestina
Yanis Varoufakis era um dos organizadores do evento que foi interrompido pela polícia de Berlim na sexta-feira
247 - Nesta sexta-feira (13), a polícia de Berlim, na Alemanha, interrompeu um evento, que não durou mais de duas horas, em apoio à Palestina. A polícia justificou a ação, segundo a Deutsche Welle, afirmando haver risco de que um dos palestrantes, identificado pela organização do evento como Salman Abu Sitta, repetisse supostas declarações antissemitas feitas no passado.
A conferência tem entre os organizadores o Movimento Democracia na Europa 2025 (DiEM25), do ex-ministro grego das Finanças Yanis Varoufakis. Em texto publicado na revista Jacobin, Varoufakis anuncia ter sido banido da Alemanha após o evento. "Hoje, o Ministério do Interior da Alemanha emitiu um 'betätigungsverbot' contra mim, uma proibição de qualquer atividade política – não apenas uma proibição de visitar a Alemanha, mas também de participar em eventos por Zoom organizados no país. Não posso nem ter um vídeo meu gravado em eventos alemães".
Em seu discurso na conferência, Varoufakis declarou: "condeno cada atrocidade, seja quem for o autor ou a vítima. O que não condeno é a resistência armada a um sistema de apartheid concebido como parte de um programa de limpeza étnica lento mas inexorável. Dito de outra forma, condeno todos os ataques a civis e, ao mesmo tempo, celebro qualquer pessoa que arrisque a sua vida para derrubar o muro".
"Nenhum de nós é livre se um de nós estiver acorrentado", finalizou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: