Ex-prefeita de cidade boliviana, agredida durante o golpe da direita, é eleita senadora
A ex-prefeita Patricia Arce Guzman foi covardemente atacada por membros da extrema-direita boliviana durante o golpe de Estado que derrubou Evo Morales. Nesta segunda-feira (19) ela foi eleita senadora do país
247 - A ex-prefeita da cidade de Vinto, na Bolívia, Patricia Arce Guzman foi covardemente atacada por membros da extrema direita boliviana durante o golpe de Estado que derrubou Evo Morales, em 2019.
Nesta segunda-feira (19) ela foi eleita senadora do país.
A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, comemorou o fato. “Parabéns companheira @PatriciaArceGu2. A democracia venceu o golpismo na Bolívia! A luta sempre vale a pena”.
Relembre o caso:
Os confrontos violentos que eclodiram na Bolívia resultantes da discordância da oposição com reeleição do presidente Evo Morales no último dia 20 de outubro deixaram uma pessoa morta e mais de 95 feridos em diversas cidades do país. Na cidade de Vinto, a extrema-direita boliviana agrediu fisicamente e submeteu a prefeita Patricia Arce, do partido governista Movimento ao Socialismo (MAS). A uma sessão de humilhação pública sem precedentes.
Ela teve os cabelos cortados, foi pintada de rosa e obrigada a caminhar descalça pelas ruas do município em meio aos gritos de “assassina “por vários quarteirões. A execração pública só acabou horas depois, quando Arce foi resgatada pela Polícia. A prefeitura foi incendiada pelos partidários da oposição comandada por Luis Fernando Camacho.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: