Ex-premiê do Reino Unido recebe batalhão ucraniano neonazista no Parlamento britânico
Boris Johnson discutiu com os combatentes do Batalhão Azov a repatriação de homens capturados durante a guerra na Ucrânia
247 - O ex-primeiro-ministro do Reino Unido e um dos principais apoiadores de Kiev, Boris Johnson, reuniu-se com combatentes ucranianos do batalhão neonazista Azov. A Guarda Nacional Ucraniana postou fotos do encontro com o conservador em sua conta na rede social X.
As conversas se deram no Parlamento britânico, em Londres, e centraram-se nos esforços para repatriar os combatentes do Batalhão Azov que foram capturados pelas forças russas durante a guerra na Ucrânia, informou a Guarda Nacional Ucraniana na postagem.
Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia após as repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk solicitarem ajuda para se defenderem das forças ucranianas. A Rússia afirmou que o objetivo de sua operação especial é a "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia".
Apesar de o Batalhão Azov ter sido reconhecido pelos Estados Unidos como uma organização neonazi, as forças da Otan estiveram diretamente envolvidas no treinamento de formações armadas nacionalistas na Ucrânia.
Em agosto de 2022, o Supremo Tribunal russo designou o Batalhão Azov como organização terrorista. O gabinete do Procurador-Geral russo disse que os militantes de Azov usam métodos de guerra proibidos e são cúmplices na tortura de civis e no assassinato de crianças.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: