TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade é a chave para entender a diplomacia chinesa, diz analista

    A formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade é um conceito fundamental do Pensamento de Xi Jinping sobre a Diplomacia

    Bandeira da China (Foto: Reprodução)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Por Xi Pu

    Objetivo—construir um mundo aberto, inclusivo, limpo e belo com paz duradoura, segurança universal e prosperidade compartilhada. A paz duradoura significa transformar as espadas de guerra em relhas de arado de paz. A segurança universal significa descartar segurança absoluta e buscar segurança comum. A prosperidade compartilhada significa despedir-se da mentalidade de quem vence leva tudo, e compartilhar as conquistas do desenvolvimento. Um mundo aberto e inclusivo significa abandonar a mentalidade de superioridade da civilização e saber apreciar os pontos fortes de outras civilizações. Um mundo limpo e belo significa desprezar a exploração destrutiva dos recursos naturais e preservar as montanhas verdes e águas limpas.

    As práticas da China são a melhor explanação deste objetivo. O país participa de forma construtiva da solução das questões globais e regionais candentes, contribui mais de 30% ao crescimento econômico mundial por anos consecutivos, é o parceiro comercial principal de mais de 140 países e regiões, e contribui um quarto no incremento de vegetação do mundo nos últimos 20 anos...

    Caminho—promover a governança global caraterizada por consulta extensiva e contribuição conjunta para benefícios compartilhados. Com isso, a China persiste que os assuntos globais têm que ser discutidos por todos, os sistemas de governança têm que ser desenvolvidos por todos e os frutos da governança têm que ser compartilhados por todos.

    A China apela para um mundo multipolar equitativo e ordenado e uma globalização econômica aberta e inclusiva, apresentou, de maneira criativa, uma série de propostas para promover as reformas das quotas e do mecanismo de governança do Fundo Monetário Internacional e a conclusão e a implementação aceleradas do Acordo de Paris... Tudo isso mostra as responsabilidades de um grande país.

    Princípio orientador—praticar os valores comuns da humanidade. Os valores comuns da humanidade transcendem diferenças entre ideologias, sistemas sociais e níveis de desenvolvimento, e destacam a aspiração dos povos por uma vida melhor—o maior terreno comum dos países. Entre estes, a paz é a expectativa duradoura do povo, o desenvolvimento é a tarefa primordial de todos os países, a equidade e a justiça são a pedra angular de ordem internacional e a base moral das relações internacionais, a democracia é um ideal político incansavelmente procurado pela humanidade, enquanto a liberdade destaca o desenvolvimento integral das pessoas.

    Do envio de equipes médicas ao compartilhamento de experiências de redução da pobreza, da ajuda à construção da Grande Muralha Verde na África à participação proativa da governança global para enfrentar mudanças climáticas, do respeito pela escolha independente dos caminhos de desenvolvimento de todos os países ao respeito pela diversidade das civilizações mundiais... As ações da China incrementam forças pacíficas e promovem o desenvolvimento comum.

    Base fundamental—formar um novo tipo de relações internacionais. Um novo tipo de relações internacionais tem como núcleo a cooperação de ganhos compartilhados e se carateriza por respeito mútuo, equidade e justiça e cooperação de ganhos compartilhados, e tem sua raiz nos conceitos tradicionais chineses como “a harmonia é a mais preciosa”.

    Durante a Conferência de Segurança de Munique do ano corrente, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China afirmou que perde-perde não é uma escolha racional, só ganha-ganha representa o futuro do mundo. Por sua vez, disse o Secretário de Estado dos Estados Unidos que, no sistema internacional, se um não estiver na mesa, estará no menu. Entre estas duas lógicas, qual trará um futuro melhor? Os membros da comunidade internacional sabem julgar.

    Orientação estratégica—implementar a Iniciativa para o Desenvolvimento Global, a Iniciativa para a Segurança Global e a Iniciativa para a Civilização Global. As três iniciativas globais concentram na concepção abrangente da formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade, focam nas principais contradições do mundo atual—desenvolvimento, segurança, civilização, entre outras—e propõem um plano de ação com conceitos e ideias claros.

    No momento, a China está promovendo com todo o esforço a implementação acelerada da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável pela comunidade internacional. Está salvaguardando proativamente a paz mundial, enfrentando os desafios de segurança internacional, acelerando o estabelecimento de uma rede global para o diálogo entre civilizações, impulsionando interação e cooperação internacionais entre povos e trabalhando junto com outras partes para implementar as três iniciativas globais. Tudo isso é para honrar os compromissos solenes de que a China da nova era promove a formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade e faz novos e maiores contributos para promover a paz e o desenvolvimento do mundo.

    Plataforma para ação—promover a cooperação Cinturão e Rota de alta qualidade. A Iniciativa Cinturão e Rota é uma prática vívida da formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade, um bem público e uma plataforma de cooperação internacional popular que a China fornece ao mundo. A iniciativa se origina da China, mas as oportunidades e resultados que ela traz pertencem ao mundo.

    No âmbito da iniciativa, a assistência avança junto com a cooperação de mercado, os grandes projetos emblemáticos prosperam junto com projetos pequenos e bonitos. Os mais de 3.000 projetos geram investimento de quase um trilhão de dólares americanos e criam mais de 420 mil empregos nos países participantes, trazendo benefícios tangíveis aos seus povos.

    Eis o conceito da formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade. Seu rico conteúdo pode se sintetizar em uma frase simples—conjugar esforços sistêmicos para um futuro brilhante do mundo com prosperidade compartilhada.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: