TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Fronteira entre Gaza e Egito fecha antes que brasileiros pudessem sair

    Com isso, foi adiado o retorno dos brasileiros ao país

    Hasan Rabee e demais brasileiros que estavam presos em Gaza (Foto: Reprodução/X/@joaquimmonstrao)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O posto de Rafah, localizado na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, foi fechado antes que o grupo de 34 brasileiros pudesse atravessar a fronteira e escapar do conflito por meio da repatriação, informa o Metrópoles. A previsão era que deixassem a região nesta sexta-feira (10) depois de receberem autorização para cruzar a fronteira pela passagem de Rafah. Posteriormente, embarcariam em um avião presidencial fornecido pela Força Aérea Brasileira (FAB).

    De acordo com informações do jornal O Globo, a expectativa agora é de que a passagem para o Egito se dê amanhã, sábado (11), depois de uma espera de mais de 30 dias. O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, classifica como 'difícil" que a fronteira seja reaberta aos brasileiros ainda hoje.

    Inicialmente, havia a expectativa de que o grupo já decolasse da região no sábado, partindo do aeroporto de Al Arish, mais próximo da Faixa de Gaza, ao invés do Cairo, no Egito. A chegada ao destino final estava programada para o domingo (12), quando seriam recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Não foram apenas brasileiros os barrados na fronteira nesta sexta-feira. O embaixador brasileiro afirmou que "ninguém passou, brasileiros ou estrangeiros. Somente umas poucas ambulâncias."

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, falou ao g1 sobre o fechamento: "a passagem é complexa, porque o posto de controle de Rafah fica aberto por apenas algumas horas por dia, e existe um entendimento que ambulâncias passam primeiro. Foi o que aconteceu hoje".

    Vale destacar que, assim que cruzarem a fronteira, os brasileiros passarão por avaliações médicas, a fim de verificar a necessidade de atendimentos. Foi montado um hospital de campanha pelo governo do Egito para cuidar dos estrangeiros e, além disso, uma equipe do Itamaraty está sob aviso para recebê-los.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: