Governo chinês amplia controle sobre setor de tecnologia com aquisição de 'ações de ouro' do Alibaba
Estão em andamento discussões para que o governo chinês também adquira as chamadas 'ações de ouro' na Tencent Holdings, segundo o Financial Times
247 - O governo chinês adquiriu nos últimos quatro meses participações minoritárias com direitos especiais em duas unidades domésticas do Alibaba Group Holding Ltd, mostraram registros de empresas, informa a Reuters. As participações assumidas na empresa são as primeiras a serem reveladas na gigante do comércio eletrônico.
O Financial Times revelou que estão em andamento discussões para que o governo chinês também adquira as chamadas 'ações de ouro' na Tencent Holdings, o que envolveria a participação em uma das principais subsidiárias do grupo.
>>> Ant Group diz que Jack Ma abrirá mão do controle da empresa
O governo chinês, segundo o FT, estaria recuando da estratégia de aplicar multas e sanções aos principais grupos de tecnologia do país.
Na China, o regime especial de participações é conhecido como “ações especiais de gestão”. Desde 2015, o esquema se tornou uma ferramenta comum usada pelo estado para exercer influência sobre empresas privadas da maior arena da Internet mundial.
Outras empresas que têm acordos de ações de ouro com o governo incluem a Full Truck Alliance Co, as subsidiárias continentais da ByteDance, Kuaishou Technology e Weibo. (Com Reuters).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: