Governo israelense busca evitar pedido de prisão do TPI para Netanyahu
As gestões são feitas pelo Conselho de Segurança Nacional e o Ministério das Relações Exteriores de Israel
Sputnik - Diante do receio de que um mandado de prisão seja emitido contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por crimes de guerra, Tel Aviv estaria trabalhando nos bastidores para evitar que o Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, faça tal pedido, informou neste domingo (28) o jornal The Times of Israel.
De acordo com relatos da mídia local, há um medo real nos altos círculos governamentais israelenses de que Netanyahu seja alvo de um mandado de prisão por parte de Haia.
Uma fonte governamental de Tel Aviv disse ao meio de comunicação citado, sob condição de anonimato, que atualmente "Haia está focada nas acusações de que Israel deliberadamente privou os palestinos de Gaza de alimentos".
Portanto, o governo de Israel está trabalhando para "bloquear as temidas ordens de detenção" que poderiam ser emitidas pelo TPI, de acordo com o alto funcionário consultado.
Os dois órgãos que estariam envolvidos em tentar impedir uma possível ordem são o Conselho de Segurança Nacional e o Ministério das Relações Exteriores. "Estamos operando onde podemos", comentou um diplomata israelense ao jornal.
As ordens de detenção também poderiam ser emitidas contra outros funcionários do governo ou das Forças de Defesa de Israel, precisou o The Times of Israel.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: