TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Governo reage à não liberação de brasileiros de Gaza e diz que relação com Israel pode se tornar "insustentável"

    Nos bastidores, por meio de interlocutores, o governo demonstra insatisfação com a demora para liberação dos brasileiros que estão presos no território bombardeado por Israel

    Lula e os conflitos entre Israel e Palestina (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O governo brasileiro emitiu sinais nos bastidores, por meio de interlocutores, de que não está nada satisfeito com a demora dos governos do Egito e de Israel para a liberação dos brasileiros situados em Gaza. Há semanas o governo Lula (PT) tenta repatriar seus cidadãos que estão presos no território bombardeado pesadamente por Israel ao longo do último mês.

    De acordo com a jornalista Daniela Lima, do g1, "interlocutores do Brasil sobem tom e avisam que, se algo ocorrer aos 34 brasileiros que estão em gaza e não são autorizados a sair, relação com Israel ficará 'insustentável'". "Segundo uma fonte que acompanha a nova tentativa de acelerar a saída dos brasileiros, a diplomacia de Lula tem ressaltado o peso do Brasil na América Latina, e o ambiente controverso e crítico ao modo como Israel tem conduzido a resposta ao atentado do grupo terrorista Hamas, que inaugurou a guerra. Nesse cenário, o time de Lula enviou um recado a Israel: se algo acontecer com os 34 brasileiros que estão na zona de conflito, as relações diplomáticas se tornarão insustentáveis", diz ainda a reportagem.

    O Egito, que controla a passagem de Rafah, saída do território palestino, divulgou nesta terça-feira (7) a quinta lista de estrangeiros autorizados a saírem de Gaza. No entanto, nenhum brasileiro foi liberado. Não estão claros os critérios utilizados para a escolha de quem sai e quem fica. O que se sabe é que, além do Egito, Israel também vistoria a lista, para evitar que combatentes do grupo Hamas deixem o local.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: