TV 247 logo
HOME > Mundo

Governos e corporações tentam monopolizar IA, alerta Edward Snowden

Segundo Snowden, todas as tentativas de tomar o controle da IA serão inúteis

Edward Snowden (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Sputnik - O ex-contratado da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Edward Snowden, disse nesta quarta-feira (5) que governos e corporações estão tentando controlar a inteligência artificial (IA) para promover suas agendas.

"Estamos testemunhando o nascimento de uma nova tecnologia, e já estamos vendo os lobos começarem a cercar," disse Snowden durante o evento SuperAI em Cingapura, por meio de uma videochamada, segundo a Bloomberg.

Ele também previu que todas as tentativas de tomar o controle da IA serão inúteis, pois a tecnologia se desenvolve rapidamente, com inovações sendo lançadas constantemente, acrescentou a agência de notícias.

"Eles construirão uma barreira ao nosso redor, mas temos que garantir que ela não interrompa nosso fluxo," disse Snowden, referindo-se aos governos que tentam regular o uso da IA pelas pessoas.

A inteligência artificial, considerada uma tecnologia disruptiva, tem causado preocupações em todo o mundo sobre seus possíveis perigos. No verão de 2023, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que a IA representava riscos globais a longo prazo que poderiam causar danos em larga escala, e pediu o estabelecimento de regulamentações para a IA.

Snowden vazou centenas de milhares de documentos confidenciais em 2013. Além de expor o programa de vigilância doméstica dos EUA, os documentos de Snowden também ilustraram o tamanho e a abrangência da espionagem dos EUA sobre outras nações, incluindo a escuta rotineira de líderes mundiais, bem como de cidadãos estadunidenses. 

Snowden fugiu dos Estados Unidos para Hong Kong e depois para a Rússia, onde passou mais de um mês retido em um aeroporto de Moscou enquanto os EUA tentavam extraditá-lo para enfrentar um julgamento criminal por acusações de espionagem. Posteriormente, ele recebeu asilo na Rússia e obteve uma permissão de residência de três anos no verão de 2014, que foi estendida e eventualmente substituída por uma permissão de residência permanente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados