Grupos terroristas ao redor do mundo permanecem resilientes e determinados a atacar, diz Departamento de Estado dos EUA
Na África Ocidental, diz o relatório, os afiliados do Estado Islâmico expandiram-se cada vez mais através de fronteiras
(Sputnik) - Organizações terroristas internacionais, como o Estado Islâmico (EI), continuam fortes apesar dos progressos cruciais no contraterrorismo, disse o Departamento de Estado em um novo relatório.
"Apesar dos sucessos chave no contraterrorismo, grupos terroristas permaneceram resilientes e determinados a atacar", disse o Departamento de Estado em seus Relatórios de Países sobre o Terrorismo de 2022, lançado na quinta-feira. "O ISIS [EI] manteve uma empreitada global duradoura, promovendo uma campanha de terrorismo em larga escala no Oriente Médio, África e Ásia... [e] uma estrutura operacional subterrânea significativa e realizou operações terroristas em todo o Iraque e a Síria."
Embora a morte do líder do EI, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, em fevereiro, tenha marcado um marco importante, o grupo continuou capaz de realizar ataques em larga escala, disse o relatório.
Na África Ocidental, o relatório acrescentou, os afiliados do EI expandiram-se cada vez mais através de fronteiras e coordenaram ataques assimétricos.
O EI também expandiu seu recrutamento e operações em locais-chave, aumentando sua rede global para cerca de 20 filiais.
Além disso, no ano passado, o grupo terrorista al-Qaeda e seus afiliados permaneceram resilientes e determinados, e particularmente seus líderes seniores continuaram a supervisionar uma rede global para atacar os Estados Unidos e seus interesses na África e no Oriente Médio.
Al-Qaeda, EI e grupos terroristas com foco regional permaneceram ativos dentro do Afeganistão. Al-Qaeda e seus afiliados têm a intenção, mas carecem da capacidade de atacar diretamente os Estados Unidos a partir do Afeganistão, disse o documento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: