TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Guga Chacra propõe o fim dos BRICS

    Colunista internacional do Globo defende agenda de Washington para o Brasil

    Guga Chacra e Lula (Foto: Reprodução/GloboNews | Ricardo Stuckert)
    Leonardo Attuch avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – O colunista Guga Chacra, do jornal O Globo, explicitou sua defesa de uma política externa brasileira totalmente alinhada aos interesses da Casa Branca, que vê Rússia e China como inimigos estratégicos dos Estados Unidos. Por isso mesmo, Chacra propôs hoje o fim dos BRICS, bloco que reúne potências em desenvolvimento: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e que pode se abrir para outros países, como Argentina, Argélia e Irã.

    Em sua coluna, Chacra diz que o mundo mudou muito nos últimos anos e em seguida propõe o fim do bloco.  "Diante desse novo cenário geopolítico global, cabe a pergunta se o Brics ainda faz sentido, se é que fazia no passado. Qual o interesse de Brasil, Índia e África do Sul de integrarem um bloco junto com a Rússia, vista como inimiga no mundo ocidental?", questiona. "Uma alternativa razoável para o Brasil seria seguir a defender seus interesses no cenário geopolítico internacional, mas sem deixar de lado seus valores. É óbvio que o país precisa seguir com o comércio com a China. Não há necessidade, porém, de adular Xi. Deve condenar a Rússia por sua agressão à Ucrânia nos fóruns internacionais, mas levando em conta os interesses brasileiros no comércio bilateral. E é importante o novo governo Lula investir numa aproximação com a Índia no âmbito comercial, ainda que mantendo uma certa distância de Modi", acrescenta.

    "Já o Brics como bloco deveria ser extinto, ainda que não formalmente. Lula não pode se sentar ao lado de um criminoso de guerra como Putin. Seria um desrespeito a todas as vítimas do conflito na Ucrânia", escreve ainda Chacra.

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: