TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Hamas anunciará em breve acordo de troca de reféns por cessar-fogo, informam mídias israelense e árabe

    Mediação das negociações está a cargo do Egito

    (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Segundo veículos de mídia árabe e israelense, a liderança do Hamas aprovou a implementação da primeira fase do acordo de reféns, de acordo com uma autoridade do Hamas.

    O jornal palestino Al-Quds informou que o anúncio ocorreria dentro de alguns dias, enquanto o jornal Al-Sharq, alinhado ao governo do Catar, informou que ocorreria dentro de horas. Também os jornais israelenses Haaretz e Jerusalem Post anunciaram o acordo, sem dar detalhes. 

    A delegação do Hamas chegou ao Cairo na manhã deste sábado (4). O Hamas disse que o seu foco principal seria alcançar o consenso nacional e reconstruir a Faixa de Gaza.

    Também foi relatado que nas últimas horas o Egito, o Catar, Israel e o Hamas mantiveram discussões sobre o número de prisioneiros a libertar no âmbito do acordo.

    O Hamas, de acordo com a reportagem do Al-Quds, recebeu garantias americanas para a cessação permanente da guerra e a retirada do exército israelense da Faixa de Gaza na terceira fase do acordo.

    O Hamas também teria dito que não há necessidade de um cessar-fogo permanente como pré-condição para as negociações, uma vez que ainda mantém oficiais superiores das forças armadas israelenses como reféns e poderá usá-los como alavanca na discussão de um cessar-fogo permanente.

    Israel negou que renunciaria a uma invasão de Rafah devido ao acordo de reféns. "Conforme decidido, as Forças de Defesa de Israel entrarão em Rafah e destruirão os batalhões restantes do Hamas lá, independentemente de haver ou não um cessar-fogo temporário para a libertação dos nossos reféns."

    As autoridades políticas concordaram, dizendo que um acordo de reféns não estava relacionado com uma invasão de Rafah e que a invasão ocorreria independentemente do sucesso do acordo.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: