"Haverá total abertura do governo Lula para uma boa relação com os Estados Unidos", diz Celso Amorim
Ex-chanceler defendeu que um eventual governo Lula seja aberto para uma relação positiva com Washington, mas lembrou que “o mundo está mudando”. Assista
247 - O ex-chanceler Celso Amorim, em entrevista à TV 247, afirmou que, por mais que o mundo esteja passando por um processo de mudança, os Estados Unidos continuarão sendo uma presença significativa no cenário internacional. Por conta disso, ele defende que um eventual governo Lula seja aberto para uma relação positiva com Washington.
“Da nossa parte, haverá total abertura para uma boa relação”, disse. “O nosso desejo é o de ter as melhores relações possíveis, e isso sempre estará presente. Acredito que, para nós, interessa o mundo equilibrado, e os Estados Unidos, forçosamente, fazem parte desse equilíbrio”.
“Agora, eles têm que entender que é um mundo que está mudando”, lembrou Celso Amorim.
Para ele, a administração Biden deve voltar atrás e resgatar um pouco do espírito demonstrado por Barack Obama, que falava mais em termos de um mundo multipolar e da doutrina de “liderar pela retaguarda”.
“Era uma maneira de entender que o mundo está mudando e que precisaria ter outra visão”, disse. Com Biden, os EUA “voltam ao mundo, de certa forma, mas sem entender plenamente que o mundo mudou”, avaliou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: