HOME > Mundo

Huawei prepara novo chip de IA para desafiar Nvidia

Empresa chinesa pretende começar a comercializar seu mais novo chip na China já em outubro

Visitantes passam em frente ao logo da Huawei no Festival Mundial de Inteligência Artificial de Cannes, em Cannes, na França 10/02/2023 (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Reuters) - A chinesa Huawei Technologies está perto de lançar um novo chip para uso em inteligência artificial para desafiar a Nvidia na China em meio às sanções dos Estados Unidos, informou o Wall Street Journal, citando fontes.

O mais recente processador da Huawei, o Ascend 910C, está sendo testado por empresas chinesas de internet e telecomunicações nas últimas semanas, disse a reportagem, acrescentando que a Huawei disse a clientes em potencial que o chip é comparável ao H100 da Nvidia.

A Huawei não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

No ano passado, os órgãos reguladores dos EUA estabeleceram regras que impediram a Nvidia de vender seus chips avançados, incluindo o H100, para clientes chineses, citando preocupações com a segurança nacional.

Em seguida, a Nvidia apresentou três chips feitos sob medida para a China, incluindo os chips H20, que são os mais observados. Entretanto, de acordo com as sanções dos EUA, o poder de computação do H20 foi significativamente limitado em comparação com os chips H100.

O relatório do Journal disse que a Huawei pretende começar a comercializar seu mais novo chip já em outubro.

Empresas como a ByteDance, controladora do TikTok, Baidu e China Mobile estão procurando obter os chips 910C.

As negociações iniciais entre a Huawei e os clientes em potencial indicam que os pedidos provavelmente ultrapassarão 70.000 chips, com um valor total de cerca de 2 bilhões de dólares, de acordo com o relatório.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados